O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), investiu mais de R$ 195 milhões no interior em 2025. Ao todo, foram realizadas mais de 11 mil operações de crédito, fortalecendo empreendedores, negócios locais e cadeias produtivas regionais.
Além disso, o valor superou o montante aplicado em 2024, quando a Agência destinou R$ 185 milhões ao interior. Naquele ano, o volume representou 57% dos recursos totais. Em 2025, esse percentual subiu para 60%, o que demonstra crescimento e maior foco no desenvolvimento fora da capital.
Principalmente, os recursos atenderam o agronegócio. A Afeam beneficiou agricultores familiares, produtores rurais, pescadores artesanais e associações produtivas. O apoio priorizou a produção sustentável, a agregação de valor e a expansão das atividades rurais.
Em seguida, a Agência investiu no comércio, apoiando micro, pequenos e médios empreendimentos. Esses recursos ajudaram na modernização de estabelecimentos, na compra de mercadorias e no reforço do capital de giro. Além disso, o setor de serviços recebeu investimentos em áreas como turismo, transporte, alimentação, saúde, educação, beleza e instalações elétricas.
Segundo o presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, os investimentos no interior reduzem desigualdades regionais e fortalecem a economia local.
“Dessa forma, ao apoiar empreendedores dos municípios do interior, a Afeam fortalece cadeias produtivas, gera emprego e renda e promove o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Amazonas”, destacou.
Por fim, a Agência reforça seu compromisso de ampliar o acesso ao crédito. Também incentiva a inovação, a sustentabilidade e o crescimento econômico do interior, em parceria com mais de 13 instituições técnicas.







