Pesquisar
Close this search box.
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
Menu
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Home DESTAQUE

Sobre Inteligência Artificial, Hype Cycle e Aldous Huxley

Talissia Maressa por Talissia Maressa
20 de outubro de 2023
em DESTAQUE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Tempo de leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Sobre Inteligência Artificial, Hype Cycle e Aldous Huxley
2
VISUALIZAÇÃO
FacebookShare on TwitterWhatsapp

*Por Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente

Em uma sociedade que avança a passos largos na aplicação de novas tecnologias, muitas plataformas se apresentam como “as” tendências essenciais para os negócios e depois, repentinamente, cair no esquecimento. É um ciclo denominado de hype cycle. Em 2022, por exemplo, o metaverso invadiu os noticiários e as conversas de 100 entre cada 100 executivos. Na prática, porém, houve avanços tímidos para a realidade virtual dentro de governos e empresas. Em 2023, a bola da vez é a Inteligência Artificial, simbolizada pelo onipresente (e agora também em voz e imagens) ChatGPT.

Lançado pela OpenAI, o chatbot conversador, que começou gerando textos e criando músicas, contratos e trabalhos escolares, acelerou o debate sobre como o avanço da inteligência artificial (IA) pode acontecer de maneira segura. Apesar do entusiasmo global, de todas as vantagens para os negócios e as facilidades para o cotidiano das pessoas, os riscos dessa evolução desenfreada também tomaram conta do imaginário coletivo.

A verdade é que ainda não sabemos quais serão todos os efeitos no futuro, mas é necessário projetar em longo prazo para prever os benefícios e os perigos reais das tecnologias emergentes.

Em 1932, o escritor Aldous Huxley narrou em Admirável Mundo Novo a história de uma sociedade que se mostra em muitos momentos extremamente atual, levantando questionamentos sobre a vida contemporânea e os desafios para o futuro da humanidade. Com personagens complexos, a narrativa envolve o leitor em um universo hipotético, mas passível de diversas – e assombrosamente atuais – comparações com todas as mudanças pelas quais o mundo tem passado ao longo das últimas décadas.

Por meio de criatividade e observação profunda da ciência, Huxley conseguiu prever tecnologias inimagináveis há 90 anos, como a internet, a fertilização in vitro, o cinema 3D, os aplicativos de transportes, a utilização em massa de psicotrópicos para ansiedade, estresse e outros sentimentos negativos dos personagens, as pastilhas de estimulação sexual, os anticoncepcionais e as pílulas de rejuvenescimento.

O fato é que, independentemente do cenário futurista ou atual, a resposta necessária para que as histórias de ficção em que as máquinas dominam o homem não se tornem realidade é a educação, notoriamente o assim chamado “letramento digital” – responsabilidade de todas as companhias que estão desenvolvendo ou utilizando esses sistemas.

É fundamental desenhar os projetos com mecanismos de privacidade e segurança como princípios gerais. É o caso do Google, da Microsoft e de outras big techs, que vêm tentando criar ferramentas de educação sobre IA e modelos que explicam os princípios da tecnologia de forma simplificada e acessível para as pessoas em geral.

Com conhecimento e estruturas de proteção, o ChatGPT tende a se incorporar ao cotidiano de forma mais orgânica ou até mesmo entrar no hype cycle e ser substituído por outra novidade inovadora no ano que vem (acho cada vez mais improvável essa possibilidade)

Nesse cenário, a inteligência artificial pode ir além de entregar um conteúdo pronto. Torço para uma realidade em que os sistemas se integrem ao usuário e ajudem as pessoas a partir de modelos de linguagem humana, mas que simplifiquem e facilitem nossas diversas esferas de existência – e não que as substituam de maneira irreversível. Um trabalho colaborativo, mas com o ser humano no controle, preservando sua individualidade e estimulando suas potencialidades, no sentido oposto do romance profético de Huxley. Cabe a cada um de nós fazer nossa parte para que esse cenário – e não o oposto – se concretize.

 

*Fernando Moulin é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente. E-mail: fernando.moulin@sponsorb.com.br.

 

Sobre Fernando Moulin

Natural de Volta Redonda (RJ), Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente, além de ser um dos pioneiros do Marketing Digital/CRM no país. Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negócios em diversas instituições internacionais, como Kellogg/NorthWestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido) e Lingnan University (China). Tem mais de 20 anos de experiência na função de executivo em grandes organizações, como Telefônica/Vivo, Cyrela, Nokia, Pão de Açúcar, Claro, Citibank, entre outros. Cofundador da Malbec Angels, mentor de startups e advisor estratégico, também é palestrante profissional e professor de disciplinas ligadas a suas áreas de expertise em instituições como a ESPM, o INSPER e a Live University, além de ser colunista de diversos veículos importantes de mídia e jurado de diversas premiações de mercado. Atualmente, é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance. Para mais informações, acesse: www.linkedin.com/in/fernandomoulin/, ou veja a palestra no TEDxSP: https://www.youtube.com/watch?v=6tUJuZopcsA.

Informações à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 55 11 3254 6464 l 55 11 99937-3715

E-mail: fernandomoulin@nbpress.com.br

 

Posts Relacionados

Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

Prêmio United Earth Amazônia

16 de fevereiro de 2023
UEA oferta 50 vagas para especialização em Gestão da Produção na Indústria 4.0 no AM
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Produção na Indústria 4.0 no AM

16 de fevereiro de 2023
Vale e Quintessa buscam projetos “verdes”
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Vale e Quintessa buscam projetos “verdes”

16 de fevereiro de 2023
Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte
DESTAQUE

Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte

22 de fevereiro de 2023
1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia

23 de fevereiro de 2023
DESTAQUE

Manaus é sede da primeira Edição do Prêmio “United Earth Amazônia”

24 de fevereiro de 2023
Please login to join discussion

Cadastre-se

Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre à frente das notícias, projetos e negócios promissores na Amazônia.

    MAIS LIDAS

    • Novo eletroposto inaugurado em Manaus pela Kûara Energy em parceria com a RVA Engenharia

      Novo eletroposto inaugurado em Manaus pela Kûara Energy em parceria com a RVA Engenharia

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Ciclo Cairu e Termotécnica investem na Zona Franca de Manaus

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Coworking tem salas gratuitas para população em Manaus

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Feira de Tecnologia e Inovação 2025 Fundação Matias Machline

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Celebrando a Cultura e Luta: Dia Internacional dos Povos Indígenas

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0

    Siga-nos

    Instagram Facebook Linkedin Youtube

    Institucional

    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO

    INVEST AMAZÔNIA BRASIL

    COPYRIGHT – 2024

    plugins premium WordPress
    Shares