*Por Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negĂłcios, transformação digital e experiĂȘncia do cliente

Em uma sociedade que avança a passos largos na aplicação de novas tecnologias, muitas plataformas se apresentam como “as” tendĂȘncias essenciais para os negĂłcios e depois, repentinamente, cair no esquecimento. É um ciclo denominado de hype cycle. Em 2022, por exemplo, o metaverso invadiu os noticiĂĄrios e as conversas de 100 entre cada 100 executivos. Na prĂĄtica, porĂ©m, houve avanços tĂ­midos para a realidade virtual dentro de governos e empresas. Em 2023, a bola da vez Ă© a InteligĂȘncia Artificial, simbolizada pelo onipresente (e agora tambĂ©m em voz e imagens) ChatGPT.

Lançado pela OpenAI, o chatbot conversador, que começou gerando textos e criando mĂșsicas, contratos e trabalhos escolares, acelerou o debate sobre como o avanço da inteligĂȘncia artificial (IA) pode acontecer de maneira segura. Apesar do entusiasmo global, de todas as vantagens para os negĂłcios e as facilidades para o cotidiano das pessoas, os riscos dessa evolução desenfreada tambĂ©m tomaram conta do imaginĂĄrio coletivo.

A verdade Ă© que ainda nĂŁo sabemos quais serĂŁo todos os efeitos no futuro, mas Ă© necessĂĄrio projetar em longo prazo para prever os benefĂ­cios e os perigos reais das tecnologias emergentes.

Em 1932, o escritor Aldous Huxley narrou em AdmirĂĄvel Mundo Novo a histĂłria de uma sociedade que se mostra em muitos momentos extremamente atual, levantando questionamentos sobre a vida contemporĂąnea e os desafios para o futuro da humanidade. Com personagens complexos, a narrativa envolve o leitor em um universo hipotĂ©tico, mas passĂ­vel de diversas – e assombrosamente atuais – comparaçÔes com todas as mudanças pelas quais o mundo tem passado ao longo das Ășltimas dĂ©cadas.

Por meio de criatividade e observação profunda da ciĂȘncia, Huxley conseguiu prever tecnologias inimaginĂĄveis hĂĄ 90 anos, como a internet, a fertilização in vitro, o cinema 3D, os aplicativos de transportes, a utilização em massa de psicotrĂłpicos para ansiedade, estresse e outros sentimentos negativos dos personagens, as pastilhas de estimulação sexual, os anticoncepcionais e as pĂ­lulas de rejuvenescimento.

O fato Ă© que, independentemente do cenĂĄrio futurista ou atual, a resposta necessĂĄria para que as histĂłrias de ficção em que as mĂĄquinas dominam o homem nĂŁo se tornem realidade Ă© a educação, notoriamente o assim chamado “letramento digital” – responsabilidade de todas as companhias que estĂŁo desenvolvendo ou utilizando esses sistemas.

É fundamental desenhar os projetos com mecanismos de privacidade e segurança como princĂ­pios gerais. É o caso do Google, da Microsoft e de outras big techs, que vĂȘm tentando criar ferramentas de educação sobre IA e modelos que explicam os princĂ­pios da tecnologia de forma simplificada e acessĂ­vel para as pessoas em geral.

Com conhecimento e estruturas de proteção, o ChatGPT tende a se incorporar ao cotidiano de forma mais orgùnica ou até mesmo entrar no hype cycle e ser substituído por outra novidade inovadora no ano que vem (acho cada vez mais improvåvel essa possibilidade)

Nesse cenĂĄrio, a inteligĂȘncia artificial pode ir alĂ©m de entregar um conteĂșdo pronto. Torço para uma realidade em que os sistemas se integrem ao usuĂĄrio e ajudem as pessoas a partir de modelos de linguagem humana, mas que simplifiquem e facilitem nossas diversas esferas de existĂȘncia – e nĂŁo que as substituam de maneira irreversĂ­vel. Um trabalho colaborativo, mas com o ser humano no controle, preservando sua individualidade e estimulando suas potencialidades, no sentido oposto do romance profĂ©tico de Huxley. Cabe a cada um de nĂłs fazer nossa parte para que esse cenĂĄrio – e nĂŁo o oposto – se concretize.

 

*Fernando Moulin Ă© partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance, professor e especialista em negĂłcios, transformação digital e experiĂȘncia do cliente. E-mail: fernando.moulin@sponsorb.com.br.

 

Sobre Fernando Moulin

Natural de Volta Redonda (RJ), Fernando Moulin Ă© um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestĂŁo da experiĂȘncia do cliente, alĂ©m de ser um dos pioneiros do Marketing Digital/CRM no paĂ­s. Graduado em Engenharia QuĂ­mica pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negĂłcios em diversas instituiçÔes internacionais, como Kellogg/NorthWestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido) e Lingnan University (China). Tem mais de 20 anos de experiĂȘncia na função de executivo em grandes organizaçÔes, como TelefĂŽnica/Vivo, Cyrela, Nokia, PĂŁo de AçĂșcar, Claro, Citibank, entre outros. Cofundador da Malbec Angels, mentor de startups e advisor estratĂ©gico, tambĂ©m Ă© palestrante profissional e professor de disciplinas ligadas a suas ĂĄreas de expertise em instituiçÔes como a ESPM, o INSPER e a Live University, alĂ©m de ser colunista de diversos veĂ­culos importantes de mĂ­dia e jurado de diversas premiaçÔes de mercado. Atualmente, Ă© partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance. Para mais informaçÔes, acesse: www.linkedin.com/in/fernandomoulin/, ou veja a palestra no TEDxSP: https://www.youtube.com/watch?v=6tUJuZopcsA.

InformaçÔes à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 55 11 3254 6464 l 55 11 99937-3715

E-mail: fernandomoulin@nbpress.com.br