A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, visitou Manaus e, ao lado de autoridades e líderes indígenas, recebeu um glossário jurídico traduzido para povos originários.
A ministra visitou a comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açú, Zona Oeste de Manaus, a maior concentração de indígenas em áreas urbanas do Brasil.
A Ministra, Cármen Lúcia se encontrou com lideranças indígenas e reforçou o compromisso de garantir o voto dos povos originários nas eleições deste ano. Antes disso, a presidente do TSE se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, e recebeu uma edição do primeiro “Glossário de Termos do Poder Judiciário Traduzidos para a Língua Nheengatu”. O Nheengatu, conhecido como a “língua geral da Amazônia”, facilita a comunicação entre diversas comunidades indígenas da região.
O glossário, que inclui 50 termos jurídicos, foi criado para ajudar os povos originários a compreender o funcionamento da Justiça, bem como seus direitos e deveres.
Durante sua visita a Manaus, Cármen Lúcia também se encontrou com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, e com o vice-presidente e corregedor, desembargador Airton Gentil.
Em reunião no auditório do Tribunal Pleno, a ministra recebeu informações sobre a estiagem prevista nos rios da bacia amazônica para o período das eleições de 2024.
Foto: Paulo Bindá/AC