Destaque nacional nas ações de fortalecimento do turismo, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) recebe representante do Ministério do Turismo (MTur) e cumpre agenda técnica, nesta terça e quarta-feira (30 e 31/05), para destacar ações e impulsionar o desenvolvimento local.

Nos dois dias, o órgão federal esteve reunido com a pasta do turismo na sede da Amazonastur, no Tarumã, para debater sobre estratégias internas que podem ser implantadas no setor regional para fortalecer o setor e tornar o Amazonas um modelo de sucesso para o restante do país.

O vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, pontuou a importância da reunião com representantes do Ministério, como uma demonstração do interesse do executivo federal para a região.

“O Amazonas é um estado gigante e belo que tenta ao máximo desenvolver o turismo, e com essa parceria com o Ministério, vamos poder ter as melhores capacitações, os melhores técnicos e o melhor olhar para o nosso estado, a fim de desenvolver mais o turismo, gerando riqueza, renda e novos empreendimentos turísticos para o estado”, destacou Ribeiro.

O diretor de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Leandro Luiz Gomes, destacou que é importante a motivação de políticas públicas para geração de emprego e renda no Estado.

“Hoje estamos aqui para ouvir o trade (mercado) turístico, estamos aqui para ouvir, pensar em soluções em conjunto para desenvolver o turismo e fazer o Amazonas ser uma referência ainda maior no desenvolvimento econômico local, na geração de emprego, para uso sustentável das belezas naturais”, destacou o representante do órgão.

Como case de sucesso e com objetivo de tornar o Amazonas uma vitrine para políticas públicas do turismo, a equipe do Ministério do Turismo também se reuniu com os empreendedores do setor turístico local, que teve um aumento de 63,75% na regularização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), em 2022, comparado a 2018. Com o trabalho realizado, a Amazonastur passou a integrar o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad) para contribuir com o setor nacional, a partir das ações realizadas no Estado.

Regularização e formalização

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos. O órgão trabalha, em diversas frentes, promovendo a formalização da atividade turística, incentivando empresas a se regularizarem e entrarem para o Cadastur, ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais.

O sistema do Cadastur reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo no Amazonas e em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer viajar, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos. Ao acessar o site (https://cadastur.turismo.gov.br ) e clicar na aba Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido.

Além de servir para consulta para os turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios para os prestadores de serviços com cadastro regular.