Pesquisar
Close this search box.
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
Menu
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Home COMÉRCIO

Comércio de Manaus fecha 2023 com resultado positivo aponta pesquisa

levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade

Invest Amazônia por Invest Amazônia
6 de janeiro de 2024
em COMÉRCIO, DESTAQUE
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Comércio de Manaus fecha 2023 com resultado positivo aponta pesquisa
21
VISUALIZAÇÃO
FacebookShare on TwitterWhatsapp

O comércio varejista de Manaus apresentou resultados positivos nas vendas durante a Black Friday e o Natal 2023. É o que revela a Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada pela Fecomércio AM, por meio do Instituto de Pesquisas Empresarias do Amazonas (Ifpeam). O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade (57%), no centro (34%) e nos bairros (9%).

Durante a Black Friday, 37% dos entrevistados disseram que houve aumento nas vendas este ano. Destas 108 empresas que apresentaram aumento, para 41% o aumento foi de até 10%, seguidos por 43% dos respondentes que afirmaram aumento entre 11% e 35% e 10% confirmaram aumento entre 36% a 49%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apenas 6% tiveram um aumento de vendas superior a 50%.

Já no Natal, 46% dos entrevistados responderam que houve aumento nas vendas. Destas 135 empresas que registraram aumento nas vendas, o incremento ficou entre 11% e 35% (44% das respostas), até 10% de aumento foi relatado por 40% dos entrevistados. Já para 10% das empresas entrevistadas, o faturamento aumentou entre 36% e 49% e apenas 6% dos empresários relataram aumento na receita superior a 50%. A pesquisa revela, ainda, que o estoque das lojas para este Natal estava maior, em relação ao mesmo período do ano passado, para 48% dos entrevistados. E para 40%, o estoque se manteve igual ao Natal de 2022.

Segundo o levantamento, dentre os principais segmentos que apresentaram resultados positivos, destacam-se os eletrodomésticos, setor de beleza, vestuário, calçados, artigos eletrônicos, cosméticos e perfumaria e supermercados.

Pagamento

O levantamento junto às empresas de pequeno, médio e grande porte mostra que o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo a 57% das respostas, seguido por pagamento à vista (Pix, dinheiro, transferência bancária, etc) com 31%. Para 9% das empresas, o cartão de débito foi a forma de pagamento mais utilizada, seguido por 3% que utilizaram crediário/carnê ou cartão da própria loja.

O valor médio de compras no Natal bateu recorde entre as principais datas comemorativas que movimentaram o comércio no ano passado. No comparativo estão: Natal, com valor médio por cliente de R$ 396,44; Black Friday, com R$ 359,42; Dia das Mães, com R$ 209,05; Dia das Crianças, com R$ 173,91; Dia dos Pais, com R$ 154,60; e Dia dos Namorados, com R$ 146,71.

Vale destacar que na Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, aplicada pelo Ifpeam dois meses antes da Black Friday, os consumidores foram indagados sobre a pretensão de gastos. Do total de 950 entrevistados, a maioria expressiva, correspondente a 58%, manifestou a intenção de desembolsar entre R$ 151,00 e R$ 400,00 com presentes. Este dado mostrou-se preciso, conforme revela o resultado da Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada após a data comemorativa.

Pesquisa disponível

O levantamento completo com outras informações como contratação de mão de obra para o final do ano, atrativos utilizados para as vendas, e opinião dos empresários sobre a atual situação econômica no Amazonas, pode ser conferido na íntegra e de forma gratuita, acessando: www.fecomercio-am.org.br .

Tags: economiaFecomércioPesquisa de Sondagem de Vendas

Posts Relacionados

Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

Prêmio United Earth Amazônia

16 de fevereiro de 2023
Prefeitura sensibiliza permissionários feiras
COMÉRCIO

Permissionários feiras combate ao desperdício

16 de fevereiro de 2023
Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte
DESTAQUE

Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte

22 de fevereiro de 2023
1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia

23 de fevereiro de 2023
DESTAQUE

Manaus é sede da primeira Edição do Prêmio “United Earth Amazônia”

24 de fevereiro de 2023
Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra
DESTAQUE

Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra

27 de fevereiro de 2023
Please login to join discussion

Cadastre-se

Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre à frente das notícias, projetos e negócios promissores na Amazônia.

    MAIS LIDAS

    • Empreendedorismo feminino na Amazônia

      Empreendedorismo feminino na Amazônia

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Potencial Energético na região Amazônica

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Resultado preliminar das Bolsas Pós-Graduação e Idiomas já está disponível no site da Prefeitura de Manaus

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Energia solar transforma transporte indígena na Amazônia

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Revitalização da lagoa da Compensa

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0

    Siga-nos

    Instagram Facebook Linkedin Youtube

    Institucional

    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO

    INVEST AMAZÔNIA BRASIL

    COPYRIGHT – 2024

    plugins premium WordPress
    Shares