Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Manaus recebe nos dias 22 e 23 de outubro o Workshop Nórdico-Brasileiro pré-COP30 – “Conectando saberes para a ciência com impacto na Amazônia”.
O evento acontece no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das 9h às 17h.
Parcerias internacionais e cooperação científica
A atividade é realizada em parceria com o Consulado da Finlândia, em São Paulo, e as Embaixadas da Suécia e da Noruega, em Brasília.
Também conta com o apoio da Iniciativa Amazônia+10, da Fapesp e financiamento do Nordic Embassy Cooperation Programme (NEP).
O objetivo é promover cooperação científica responsável e inclusiva, estimulando pesquisas de impacto na Amazônia.
Programação e palestras
Pesquisadores da Finlândia, Suécia e Noruega participam do evento, junto com representantes da Academia da Finlândia (Research Council of Finland) e instituições brasileiras.
Na abertura, duas palestras se destacam:
-
“O sistema de conhecimento indígena frente aos desafios de desequilíbrio do mundo terrestre”, com o Dr. João Paulo Lima Barreto (Centro de Medicina Indígena Bahserikowi e Ufam).
-
“Indigenização da academia e das discussões de sustentabilidade”, ministrada pela Dra. Hanna Guttorm, da Universidade de Helsinque.
Essas apresentações abrem o diálogo sobre saberes tradicionais e sustentabilidade — temas essenciais no contexto amazônico.
Grupos de trabalho e temas em destaque
Após as palestras, os participantes se dividem em grupos de trabalho para discutir:
-
Conservação da biodiversidade;
-
Mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
-
Transformações sociais e bem-estar;
-
Desenvolvimento econômico sustentável.
Durante os dois dias, os grupos também debatem o impacto das pesquisas nas políticas públicas e nos negócios sustentáveis.
Além disso, representantes de agências de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) discutem estratégias para ampliar o impacto das pesquisas científicas.
Fortalecendo a ciência com impacto na Amazônia
O workshop integra o movimento de preparação para a COP30, reforçando o papel da Amazônia como centro de pesquisa e inovação global.
Assim, o evento contribui para aproximar cientistas nórdicos e brasileiros em prol de soluções climáticas e sociais para a região.
Leia também
Amazonas é o primeiro estado do Brasil com 100% da iluminação pública sustentável