startups Brasil cresce acelerada

O crescimento de startups no Brasil cresce de forma acelerada, com muitas empresas emergentes alcançando resultados positivos e cases de sucesso em diversos segmentos como de tecnologia, finanças, educação e saúde. Segundo dados do relatório Global Startup Ecosystem Report de 2020, São Paulo é a cidade que se destaca em empreendedorismo no Brasil e é considerada a 12 cidade que tem mais influência no mundo  das startups.

Outras cidades como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina também se destacam. Além disso o nordeste também tem 3 estados com forte potencial em Startups Bahia, Pernambuco e Ceara.

O Nordeste fica atrás somente das regiões sul e sudeste onde se concentram mais de 13% das startups do país, ficando atrás apenas das regiões sul e sudeste, que representam mais de 75% dos dados gerais.

Algumas das startups brasileiras mais bem-sucedidas incluem:

  1. Nubank – uma fintech que oferece serviços financeiros online sem taxas.
  2. iFood – um aplicativo de entrega de alimentos on-line.
  3. Gympass – uma plataforma que oferece acesso a academias e atividades físicas.
  4. QuintoAndar – uma plataforma de aluguel de imóveis sem fiador.
  5. Stone Pagamentos – uma empresa de pagamentos eletrônicos.
  6. Loggi – uma empresa de logística urbana.
  7. Wildlife Studios – uma desenvolvedora de jogos mobile.
  8. Loft – uma plataforma de compra e venda de imóveis.
  9. CargoX – uma empresa de transporte e logística.
  10. Pipefy – uma plataforma de gerenciamento de processos.
  11. Creditas – uma plataforma de empréstimo on-line.
  12. Consulta – uma rede de clínicas médicas acessíveis.
  13. Arco Educação – uma empresa de educação on-line.

Startups na Amazônia

Segundo dados recentes da Abstartups existem 2.330 startups localizadas  nas regiões Norte e Nordeste sendo 494 no Norte e o restante no Nordeste.

YetGo – Belém (PA)

Esta startup está presente em mais de 120 cidades por todo o país, a plataforma paraense surgiu em 2016 com o intuito de conectar usuários e motoristas. Para se destacar no mercado cada vez mais competitivo a empresa teve que criar meios atrativos. E também apostaram no mercado de entregas.

Manaós Tech – Manaus (AM)

Voltado para área tecnológica o Manaós Tech constrói robores, universo de programação e também o mercado dos games. Criada em 2013, esse modelo de negócio prepara crianças e jovens entre 6 e 16 anos para serem protagonistas da Indústria 4.0.

Agro365 – Tocantins (TO)

Essa startup desenvolve desde 2013 soluções para gerenciar o agronegócio e auxiliam os produtores rurais na apuração dos custos de produção, melhorando análises financeiras , econômica e produtividade. Mais de 1.300 fazendas já utilizam o sistema.

Nedu – Porto Velho (RO)

Criada em 2020 para ajudar na interação de pais e alunos no acompanhamento dos alunos. Sua inteligência artificial transforma dados das instituções de ensino para melhorar o desempenho acadêmico e o diálogo com a família do aluno.

OrçaFascio – Macapá (AP)

Já em Macapá OrçaFascio cria softwares para obras, com foco nas construtoras. Através dessa plataforma podem ser feitas diversas cotações para orçamentos de obras, ajudando a controlar materiais nos canteiros de obras e também analisar o andamento da construção.

Essas são algumas das diversas startups de reconhecimento no território Brasileiro. O país ainda tem um vasto potencial para crescimento do empreendedorismo e de inovação, e muitas empresas emergentes surgem diariamente em todo o país.