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Home AMAZÔNIA NO MUNDO

UFPA e Norte Energia Lançam o Primeiro Barco Elétrico da Amazônia

Catamarã é equipado com dois motores elétricos e 22 placas solares fotovoltaicas em sua cobertura

Invest Amazônia por Invest Amazônia
19 de setembro de 2024
em AMAZÔNIA NO MUNDO, BIOECONOMIA, DESTAQUE
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
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UFPA e Norte Energia Lançam o Primeiro Barco Elétrico da Amazônia

Foto: Reprodução

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A UFPA e a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, lançaram o Poraquê, o primeiro barco elétrico e sustentável da Amazônia, movido a energia limpa e renovável.

O catamarã é uma solução inovadora para o transporte fluvial na região, onde embarcações a diesel ainda são amplamente utilizadas. O nome Poraquê faz referência ao peixe elétrico, típico dos rios amazônicos, simbolizando a tecnologia sustentável aplicada ao transporte.

O Poraquê faz parte do SIMA (Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia), que também inclui dois ônibus elétricos que já circulam no campus da UFPA em Belém.

O sistema de mobilidade urbana sustentável tem a capacidade de transportar 2 mil pessoas por dia e evitar a emissão de 161 toneladas de CO₂ por ano. Apenas o catamarã evitará o despejo de 100 toneladas de gases de efeito estufa anualmente.

O barco é movido por dois motores elétricos e alimentado por 22 placas solares fotovoltaicas instaladas em sua cobertura, o que lhe confere uma autonomia de 8 horas sem recarga.

ara garantir sua eficiência, um posto de recarga foi instalado no píer da UFPA, utilizando energia gerada por miniusinas solares da universidade. A embarcação foi projetada para atender até 25 pessoas, incluindo espaço adaptado para cadeirantes.

O projeto, que contou com recursos do programa de PDI da ANEEL (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), começou a ser desenvolvido em 2019 e envolveu cerca de 30 pesquisadores entre professores e alunos da UFPA.

Além de servir como meio de transporte sustentável, o Poraquê é também um laboratório flutuante para a universidade, que busca estimular o uso de tecnologias limpas na região amazônica. A expectativa é que o projeto incentive a substituição de 10% a 20% das embarcações locais por modelos movidos a energia renovável.

Com estrutura em alumínio naval, o barco precisou ser adaptado para o peso das baterias e motores, totalizando 7 toneladas. A embarcação percorrerá um trajeto de 750 metros pelo Rio Guamá, com três paradas no campus da UFPA.

O vice-reitor da universidade, Gilmar Pereira da Silva, destacou a importância do projeto como uma conquista científica e uma contribuição significativa para a sustentabilidade e descarbonização da região.

Leia mais: Correios anuncia planos para construir 14 Usinas Solares até 2029

Tags: AmazôniaBarco ElétricoNorte EnergiaPlacas SolaresUFPA

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