Mais uma vez, o Amazonas se destaca como um importante cenário turístico. O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vem impulsionando o setor, e os resultados já começam a aparecer. Em agosto de 2025, as atividades turísticas cresceram 6,9%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Com esse desempenho, o Amazonas ficou em segundo lugar no país, atrás apenas do Rio de Janeiro, que registrou 2,5% de crescimento.
De acordo com o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, esse avanço comprova a recuperação do turismo no estado. Além disso, coloca o Amazonas à frente de grandes centros turísticos, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que apresentaram retração no mesmo período.
“Estamos muito felizes, porque estamos colhendo os frutos de um trabalho intenso. Nosso estado foi o segundo do Brasil em crescimento das atividades turísticas, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Superamos grandes potências como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Isso mostra que o Amazonas está construindo uma nova história no cenário nacional”, destacou o presidente.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de hotelaria, restaurantes, serviços de buffet e transporte. Esses resultados refletem o aumento de visitantes e a maior movimentação turística em diversas regiões. Além disso, as ações da Amazonastur — como campanhas de divulgação, participação em feiras e fortalecimento de roteiros que valorizam a natureza e a cultura amazônica — contribuíram diretamente para o desempenho positivo.
Assim, os números reforçam o Amazonas como um destino turístico de destaque no Brasil, com forte potencial de crescimento. O estado consolida, portanto, uma economia de serviços cada vez mais voltada ao turismo, capaz de gerar emprego, renda e oportunidades sustentáveis.
Leia também
Instituto Inspire Amazônia e Start2 Group promovem conexões globais em Manaus no German Accelerator