TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – A cidade de São Paulo deu mais um passo na modernização do transporte coletivo ao incorporar 500 novos ônibus elétricos à frota municipal. Com a entrega realizada no último dia 21 de junho, a capital paulista passa a contar com 1.759 veículos eletrificados em operação, consolidando-se como o maior mercado de ônibus elétricos do Brasil.
Atualmente, a frota sustentável da cidade é composta por 1.570 ônibus elétricos movidos a bateria e 189 trólebus. A ampliação representa uma das maiores iniciativas de renovação de transporte público já realizadas no país e acompanha o avanço da eletromobilidade entre os veículos pesados.
O sistema municipal de transporte de São Paulo atende aproximadamente 7 milhões de passageiros por dia útil. A operação é coordenada pela SPTrans, responsável por uma rede de mais de 13.500 veículos distribuídos em 1.330 linhas em toda a capital.
Impacto ambiental e qualidade de vida
A substituição gradual dos ônibus movidos a diesel por modelos elétricos traz ganhos significativos para o meio ambiente e para a população. De acordo com estimativas apresentadas durante a entrega dos veículos, cada ônibus elétrico pode evitar a emissão de até 204 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano.
Com os 500 novos veículos incorporados ao sistema, o potencial de redução supera 100 mil toneladas anuais de CO₂, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e para a melhoria da qualidade do ar na cidade.
Além da redução das emissões, os ônibus elétricos também diminuem a poluição sonora, proporcionando viagens mais silenciosas e confortáveis para passageiros e melhores condições de trabalho para motoristas e operadores.

Motoristas destacam benefícios da tecnologia
Profissionais que atuam no transporte coletivo afirmam que as diferenças entre os veículos elétricos e os modelos convencionais são perceptíveis no dia a dia.
Motorista há 13 anos, Priscila dos Santos Correia afirma que a evolução tecnológica trouxe ganhos em conforto e desempenho.
Segundo ela, os ônibus elétricos oferecem uma condução mais silenciosa, confortável e potente, características que impactam positivamente tanto os condutores quanto os passageiros.
A avaliação é compartilhada pelo instrutor de operação de ônibus elétricos Wesley Rafael da Silva, que destaca a redução de ruídos e vibrações como fatores que tornam a rotina de trabalho menos desgastante e melhoram a experiência dos usuários do transporte público.
BYD lidera fornecimento da nova frota
Entre as fabricantes participantes da entrega, a BYD respondeu por 265 dos 500 ônibus incorporados nesta etapa, representando mais da metade do lote disponibilizado à cidade.
Com a nova entrega, a empresa passa a contar com quase 550 ônibus elétricos em circulação na capital paulista e cerca de 700 unidades operando em diferentes municípios brasileiros.
Os veículos fornecidos incluem os modelos D9W e os superarticulados BC22, destinados principalmente aos corredores de maior demanda. Segundo a fabricante, parte dos componentes é produzida em Manaus (AM), enquanto a montagem final ocorre na unidade industrial de Campinas (SP).
A Eletra também participou da renovação da frota, entregando 142 veículos. Com isso, a empresa passa a somar 792 unidades em operação na cidade, incluindo ônibus elétricos a bateria e trólebus.
Expansão da eletromobilidade ganha escala
Para representantes do setor, a discussão sobre a adoção de ônibus elétricos já ultrapassou a fase de testes e comprovação tecnológica.
Especialistas apontam que o foco atual está na velocidade de implementação dos projetos e na ampliação da infraestrutura necessária para acelerar a transição energética no transporte coletivo urbano.
O avanço da frota paulistana reforça a tendência de crescimento da eletromobilidade no Brasil e coloca São Paulo como referência nacional na adoção de tecnologias sustentáveis para a mobilidade urbana.
Leia também:
Copa do Mundo de 2026 acelera investimentos em mobilidade elétrica no México







