A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), participou da 2ª edição da Convenção de Turismo do Amazonas (CONTA), organizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV-AM). O evento, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, reuniu cerca de 1.500 agentes de turismo de todo o Brasil.
A Manauscult teve uma presença marcante na convenção com um estande que ofereceu um espaço instagramável, altamente atrativo para interação com os visitantes, além de fornecer informações detalhadas sobre as diversas atrações turísticas de Manaus e distribuir brindes exclusivos. Além disso, a pasta disponibilizou infraestrutura completa para o evento, incluindo palco, sonorização e iluminação de alta qualidade, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover e desenvolver o turismo local de maneira significativa e inovadora.
De acordo com a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, iniciativas como a da ABAV/AM são essenciais para que o setor de turismo, especialmente a iniciativa privada, possa assumir um papel central no desenvolvimento socioeconômico de Manaus.
“Esses esforços, somados às políticas públicas municipais, visam tornar Manaus uma cidade mais atraente para turistas, com novos atrativos e eventos de grande porte, desenhando um cenário promissor para o futuro do turismo na nossa cidade”, afirmou Oreni Braga.
A ABAV-AM foi fundada em 1975 e reúne quase 60 agências associadas, mantém há décadas um compromisso sólido com a responsabilidade social e a promoção de uma cultura de turismo sustentável. Para o presente da sede no Amazonas, Jaime Mendonça, a convenção é uma oportunidade para fortalecer o turismo na região e valorizar o trabalho dos agentes de viagens.
“Manaus, com sua rica biodiversidade e herança histórica, está pronta para receber os agentes de viagens e mostrar porque é um destino imperdível para os amantes da natureza e da cultura”, apontou Mendonça.
Turismo em foco
Esta segunda edição da convenção contou com painéis que ilustraram a gastronomia amazônica como atrativo turístico, inovações empreendedoras e o movimento da atual gestão municipal, que tem investido na revitalização do Centro Histórico de Manaus.
Agentes de viagens de diversos estados brasileiros, como Roraima, Pará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais, marcaram presença na convenção, participando de discussões sobre inovação, automação e Inteligência Artificial e legalidade da atividade, temas que estão revolucionando a indústria do turismo.
Entre estes profissionais, a operadora de turismo Michele Barroso, 31 anos, reforçou a importância da participação da Manauscult e a realização da convenção para o fortalecimento do turismo local. “A convenção fomenta o turismo na nossa cidade, tanto na parte emissível quanto no turismo receptivo. A participação da prefeitura impulsiona e dá melhores condições e oportunidades para nossa profissão”, relatou Michele.
Foto: Divulgação