A cidade de Manaus está prestes a receber um novo símbolo de acolhimento e identidade cultural. No dia 22 de julho, o prefeito David Almeida anunciou a construção do portal arquitetônico oficial da capital amazonense. Dessa forma, a iniciativa busca reforçar a hospitalidade da cidade e seu papel como “Capital da Amazônia”.
Projeto faz parte de um pacote de obras
O portal não será uma ação isolada. Na verdade, ele integra um amplo pacote de obras estruturantes planejado para o segundo semestre de 2025. Entre os projetos destacados, estão:
-
o aquário com peixes amazônicos;
-
a Cidade do Autista;
-
e o novo hospital municipal.
Além disso, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) será a responsável pela condução do projeto. Sob a liderança da vice-presidente Oreni Braga, o portal será implantado em três locais estratégicos: o aeroporto internacional Eduardo Gomes, a ponte Jornalista Phelippe Daou (ponte Rio Negro) e o porto da Ceasa.
Entradas da cidade serão requalificadas
Segundo o prefeito David Almeida, a escolha do local inicial levará em consideração as principais vias de acesso à cidade. Por exemplo, ele mencionou:
“Manaus tem sete portas de entrada. Cinco são as principais: BR-174, aeroporto, ponte Rio Negro, BR-319 (Ceasa) e o Centro (Manaus Moderna). Já identificamos que três delas necessitam dessa intervenção. Por isso, vamos avaliar qual será a primeira a receber o portal.”
Integração entre turismo e qualidade de vida
O novo portal faz parte de uma estratégia maior voltada ao fortalecimento da infraestrutura urbana. Além de atrair turistas, o projeto visa oferecer mais conforto e bem-estar à população local.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus entregou diversos equipamentos de lazer e convivência. Entre eles, destacam-se:
-
a Casa de Praia Zezinho Corrêa;
-
o Parque Gigantes da Floresta;
-
o Mirante Lúcia Almeida;
-
o Píer Manaus 355;
-
e o Largo de São Vicente.
Atualmente, estão em andamento o aquário de peixes amazônicos e o Parque Encontro das Águas – Rosa Almeida. Portanto, o novo portal será mais uma peça nesse processo de revitalização urbana.
Cultura, turismo e economia criativa
Além dos benefícios urbanos, os projetos promovem o fortalecimento da economia criativa. Isso inclui a geração de empregos, a valorização da cultura e o estímulo ao empreendedorismo local.
De acordo com David Almeida:
“Manaus tem capacidade de diversificar sua economia. Por essa razão, estamos investindo em setores como serviços, produção rural, turismo e economia criativa. Com isso, buscamos construir uma base mais sólida e diversificada para o futuro da cidade.”
Portal unirá tecnologia e identidade amazônica
Conforme a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, o objetivo é desenvolver um portal que una tradição e inovação. Ou seja, o projeto vai além da estética e pretende utilizar elementos tecnológicos e sensoriais que dialoguem com a floresta e com a cultura local.
Além disso, cada estrutura apresentará a frase “Seja Bem-vindo à Capital da Amazônia”, reconhecida oficialmente pelo Ministério do Turismo. Segundo Oreni:
“Queremos um portal que reflita a conexão entre a floresta e a tecnologia. Por conseguinte, buscamos algo que represente a Manaus do futuro.”
Próximos passos da iniciativa
O anúncio oficial sobre o local de implantação deve ocorrer nas próximas semanas. Até lá, a prefeitura seguirá ajustando o cronograma de obras, de forma a integrá-lo às demais entregas previstas até o final de 2025.
Em conclusão, o projeto do portal reafirma o compromisso da atual gestão com a cultura, o turismo e o desenvolvimento sustentável de Manaus.
Leia também
Hemoam envia plasma excedente à Hemobrás para produção de medicamentos