Pesquisar
Close this search box.
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
Menu
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Home COMÉRCIO

Pesquisa aponta que Páscoa 2025 deve movimentar R$ 5,3 bilhões

Estudo mostra que cartão de crédito e parcelamento é a opção favorita do consumidor para comprar os produtos desta data

Invest Amazônia por Invest Amazônia
14 de abril de 2025
em COMÉRCIO, DESTAQUE
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Vendas devem crescer 4,5% e chegar a R$ 3,44 bi na Páscoa
3
VISUALIZAÇÃO
FacebookShare on TwitterWhatsapp

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa deste ano deve movimentar R$ 5,3 bilhões. Comparado ao ano anterior, a projeção é 26,8% mais alta.

O estudo ainda diz que 7 em cada 10 pessoas (67%) pretendem comprar chocolates ou outros produtos – gastando em média R$ 146 reais. Em 2024, o ticket médio foi de R$ 156. O ovo de Páscoa é o produto pretendido mais citado (64%) pelos entrevistados, seguido por bombons, caixa de bombons, trufas (36%) e barra de chocolate (34%).

Brinquedos e cesta de Páscoa somaram 2% das intenções de compra cada. Roupas 1% e outras respostas ou não sabem, 2%.

Onde comprar nesta Páscoa?

A pesquisa mostra que 9 em cada 10 entrevistados (91%) pretendem comprar produtos ou presentes em uma loja física, enquanto apenas 9% devem fazer as compras online. O resultado é similar ao do ano passado. Outro detalhamento é que cerca de 8 em cada 10 pessoas (78%) pretendem comprar em um estabelecimento comercial e 26% de pessoa autônoma que vende por conta própria. 2% não sabe ou não se decidiu.

A preferência por compras presenciais é maior também entre homens (92%) e mulheres (91%), assim como em todas as classes sociais (A/B e C: 90% e D/E: 94%).

Vista pelo recorte de faixa etária, a preferência por lojas físicas é maior entre a população com mais de 60 anos (96%) e menor entre 25 a 34 anos (89%).

Quanto gastar?

As regiões Sul (R$ 178), Centro-Oeste (R$ 169) e Sudeste (R$ 158) apresentam a intenção de gasto médio acima da média nacional.

Nessas regiões, a estimativa de movimentação é de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões, respectivamente. A região Nordeste apresenta média de gasto de R$ 109 e previsão de R$ 1 bilhão de movimentação. Com a menor média está a região Norte (R$ 108) e movimentação de R$ 414 milhões.

Os homens pretendem gastar mais (R$ 154), assim como consumidores da faixa etária de 18 a 24 anos (R$ 157) e das classes A/B (R$ 182).

Detalhamento por região
A região Sul reúne o maior número de entrevistados com disposição para compras (75%). Entre homens (69%) e mulheres (66%), a intenção fica quase igualada.

Já recorte por faixa etária, a população entre 18 e 24 anos aparece em primeiro lugar (79%), seguida de perto pelos entrevistados entre 25 a 34 anos (78%). As classes A/B (75%) e C (69%) trazem média acima da nacional.

Parcelamento é opção

Ainda de acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito ou débito para comprar os produtos neste ano. Já quem pretende comprar com cartão de crédito ou de loja, 45% pretendem parcelar.

Outras formas de pagamento citadas pelos entrevistados também são dinheiro (43%) e Pix (39%), enquanto 1% sinalizou cartão tipo Vale Alimentação e Refeição.

No Sudeste (53%) e no Sul (47%) o cartão é o meio de pagamento escolhido por quase metade dos entrevistados.

É também a preferência entre homens (43%) e mulheres (42%) e passa da metade entre os consumidores das classes A/B: 58%. No recorte de faixa etária, o cartão é preferência entre 25 a 34 anos (45%) e 18 a 24 anos (44%).

No recorte por gênero, as mulheres pretendem parcelar as compras mais do que os homens: 49% contra 38%.

Entre os consumidores, as pessoas com mais de 60 anos têm maior disposição para parcelar suas compras, com 57%.

Para esta pesquisa, foram ouvidas cerca de 2 mil pessoas em março de 2025. Os entrevistados são homens e mulheres, de todas as classes socioeconômicas, com idades entre 18 e 60 anos ou mais, de todas as regiões do País.

Leia também: Nova Lei de Reciprocidade Comercial passa a valer a partir desta segunda-feira

Posts Relacionados

Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

Prêmio United Earth Amazônia

16 de fevereiro de 2023
Prefeitura sensibiliza permissionários feiras
COMÉRCIO

Permissionários feiras combate ao desperdício

16 de fevereiro de 2023
Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte
DESTAQUE

Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte

22 de fevereiro de 2023
1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia

23 de fevereiro de 2023
DESTAQUE

Manaus é sede da primeira Edição do Prêmio “United Earth Amazônia”

24 de fevereiro de 2023
Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra
DESTAQUE

Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra

27 de fevereiro de 2023
Please login to join discussion

Cadastre-se

Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre à frente das notícias, projetos e negócios promissores na Amazônia.

    MAIS LIDAS

    • Feira de Tecnologia e Inovação 2025 Fundação Matias Machline

      Feira de Tecnologia e Inovação 2025 Fundação Matias Machline

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Presidência da COP30 e Bloomberg Philanthropies anunciam o Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio de Janeiro

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Ciclo Cairu e Termotécnica investem na Zona Franca de Manaus

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Potencial Energético na região Amazônica

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Sefaz publica cartilha com orientações sobre descontos para pessoas com deficiência

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0

    Siga-nos

    Instagram Facebook Linkedin Youtube

    Institucional

    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO

    INVEST AMAZÔNIA BRASIL

    COPYRIGHT – 2024

    plugins premium WordPress
    Shares