O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participa da Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, sob coordenação da Federação Estadual do Índio (FEI) e Articulação das Organizações e Povos Indígenas (Apiam). O evento destaca o tema “Um só povo e uma só voz” e segue até a próxima quarta-feira (19/04).

O Idam desenvolve um importante trabalho junto às comunidades agrícolas indígenas em todo estado, com orientações e acompanhamento técnico em culturas novas e tradicionais.

O diretor-técnico do Idam, Radson Alves, e o técnico em agropecuária Lázaro Monteiro Reis compartilharam experiências e orientações para um melhor desempenho dos indígenas que atuam na agricultura familiar.  A palestra “Apoio à produção e iniciativas produtivas” ressaltou os passos a serem seguidos para que iniciativas produtivas tenham êxito, independente da cultura e da região.

“A agricultura familiar indígena pode potencializar seu espaço produzindo para sua segurança alimentar e nutricional, além de geração de renda e comercialização através de programas públicos. A presença do Idam nas áreas indígenas busca levar essas políticas para os agricultores familiares indígenas”, destacou o diretor-técnico, Radson Alves.

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, compôs a mesa de abertura e enfatizou a importância dessa interação com lideranças de diversas etnias.

“Em oportunidades como essas percebemos a diversidade do Amazonas. Temos aqui tradições e costumes diferentes que precisam de um alinhamento, de um melhor aproveitamento dos nossos recursos. Estamos muito felizes em poder participar desse momento”, enfatizou Borges.

Idam participa de conferencia estadual das organizacoes e povos indigenas_Foto Ingrid Simão idam

Feira de Artesanato Indígena

Durante a conferência, o Centro Cultural Povos da Amazônia também estará com a Feira de Artesanato Indígena, até o dia 19 de abril, onde 15 artesãos do Yandé Muraki, projeto promovido pela FEI, irão expor e comercializar as suas obras, como parte da programação especial do mês indígena, das 9h às 15h, de segunda-feira a sábado.

FOTOS: Ds Alves e Ingrid Simão/Idam

Leia também: Da Amazônia para o mundo CBCA será apresentado na Feira de Hannover