A Prefeitura de Manaus dará início, ainda neste ano, à construção do Hospital-Dia Municipal, uma unidade voltada para cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais de média complexidade. O prefeito David Almeida anunciou o projeto nesta quinta-feira (3/7), durante a reinauguração da Policlínica José Antônio da Silva, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.
Projeto cumpre promessa de campanha
A ordem de serviço deve ser assinada até o final de outubro. Dessa forma, a atual gestão cumpre uma de suas principais promessas de campanha. O novo hospital será implantado no Parque Mosaico, zona Oeste da cidade, e contará com uma estrutura moderna voltada para ampliar o acesso à saúde pública.“Vamos trabalhar para reduzir a fila de cirurgias eletivas em Manaus. Essa foi uma promessa feita à população e que estamos cumprindo”, declarou o prefeito David Almeida.
“O Hospital-Dia é um projeto ousado, que fortalece a média complexidade e melhora a vida de quem espera há meses ou anos por uma cirurgia.”
Estrutura moderna para atendimento eficiente
Com aproximadamente 3.500 m² de área construída, o Hospital-Dia terá uma infraestrutura completa para atender a população. A unidade contará com:
-
20 leitos de curta permanência;
-
3 salas de cirurgia;
-
2 salas para procedimentos, como biópsias e exames de imagem;
-
Sala de recuperação pós-anestésica com 4 leitos;
-
Ambulatório com 10 consultórios;
-
Farmácia, posto de enfermagem, central de esterilização, cozinha, lavanderia e demais áreas de apoio.
Além disso, o hospital irá realizar cirurgias de catarata, pterígio, vesícula, hérnia, laqueadura, ginecológicas e dermatológicas, contemplando parte da grande demanda reprimida do sistema público.
Novo modelo de atendimento será mais resolutivo
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que o Hospital-Dia vai transformar a forma como a rede pública oferece esse tipo de atendimento.
“Estamos estruturando a unidade para atender com resolutividade e segurança. Com isso, vamos desafogar a fila do Sisreg e garantir que mais pessoas tenham acesso rápido a cirurgias que transformam vidas. Essa iniciativa representa uma mudança de modelo e de mentalidade”, afirmou a secretária.
Funcionamento com base em diretrizes federais
A unidade seguirá o modelo recomendado pelo Ministério da Saúde. Ou seja, funcionará como um serviço intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial. A permanência do paciente será de no máximo 12 horas, ideal para procedimentos que não exigem internação prolongada.
Avanços na saúde municipal desde 2021
Desde 2021, a Prefeitura de Manaus tem avançado significativamente na área da saúde. A cobertura da atenção primária, por exemplo, subiu de 47% para 92%. Além disso, mais de 100 unidades de saúde foram reformadas ou entregues à população.
O Hospital-Dia representa a consolidação desse progresso, ao fortalecer a média complexidade e focar em resultados concretos com atendimento humanizado.
“Estamos saindo do discurso e entregando soluções reais. O Hospital-Dia é um avanço histórico na rede municipal. Continuaremos investindo para que cada manauara tenha acesso à saúde de qualidade, com dignidade e sem longas esperas”, concluiu o prefeito David Almeida.
Leia também
Manaus acelera na mobilidade elétrica e lidera vendas no Norte