Pesquisar
Close this search box.
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
Menu
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS

Cotação do Dolar

Dólar Hoje
Home ARTIGOS

Como saber se sua empresa precisa de Inteligência Artificial

Por Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente

Invest Amazônia por Invest Amazônia
18 de dezembro de 2024
em ARTIGOS, DESTAQUE
Tempo de leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Como saber se sua empresa precisa de Inteligência Artificial
5
VISUALIZAÇÃO
FacebookShare on TwitterWhatsapp

Em feiras, palestras, eventos, livros, congressos, artigos e, de fato, em qualquer roda de negócios atual, a adoção da Inteligência Artificial (IA) vem sendo amplamente discutida no mundo corporativo. Empresas e líderes de diferentes setores estão cada vez mais convencidos de que a IA é essencial para manter sua competitividade e relevância no mercado.

Porém, enquanto muitas companhias reconhecem o valor da IA, poucas estão efetivamente integrando as possibilidades trazidas por esse tipo de tecnologia de maneira estratégica e transformadora. O que vemos, na maioria dos casos, são projetos piloto pontuais e de baixo impacto, que não capturam o verdadeiro valor que a IA pode oferecer.

As empresas normalmente têm por praxe, diante de qualquer novidade tecnológica, adotar o modelo “pilotar-avaliar-escalar-maturar” de implementação de projetos. E com a IA muitas organizações estão, de fato, realizando testes e pilotos em diferentes departamentos e tipos de atividade, usando da mesma lógica processual.

Esses experimentos, em geral, buscam ganhos de eficiência e produtividade em áreas específicas, liberando tempo para que os colaboradores possam se concentrar em atividades de maior valor. Embora importantes, essas iniciativas frequentemente são limitadas, não impactando de maneira significativa a estratégia de negócios e, muitas vezes, deixando de gerar valor em escala.

A pergunta que surge é: por que esses pilotos não evoluem para iniciativas mais amplas e transformadoras? A resposta está na falta da abordagem estratégica para IA dentro das organizações, que precisa ser orientada por uma visão clara e sustentada pela liderança – muitas vezes em nível de conselho de administração, inclusive. Como avançar para o uso estratégico de IA para que a IA seja realmente revolucionária dentro das empresas, é necessário que os executivos e líderes repensem o papel dessa tecnologia no contexto de seus negócios. Isso vai muito além de implementar um novo software ou automatizar tarefas específicas; é uma questão de reimaginar processos, produtos e até mesmo modelos de negócios inteiros sob a ótica da IA.

1. Estruturação de uma liderança para IA

uma das principais barreiras para a adoção mais estratégica da IA é a falta de lideranças capacitadas para orientar a transformação. Empresas que realmente avançam com IA contam com executivos e conselhos capacitados para tomar decisões informadas sobre essa tecnologia. Vice-presidências dedicadas a dados e IA, conselheiros especializados e uma governança focada na inovação são alguns exemplos de estruturas que podem acelerar a adoção da IA em larga escala.

2. Mudança de cultura e capacitação de colaboradores

IA não trata apenas de tecnologia, mas também de pessoas. Para que ela seja amplamente adotada e integrada, é fundamental que os colaboradores entendam como a tecnologia pode impactar suas rotinas e seu setor. A capacitação contínua e a promoção de uma cultura de inovação são essenciais para que os colaboradores
se sintam parte da mudança e possam contribuir ativamente.

3. Adoção de estratégia de dados robusta

A IA depende de dados para funcionar de maneira eficaz. Portanto, é crucial que as empresas tenham uma estratégia de dados robusta e bem estruturada. Isso inclui a coleta, armazenamento, processamento e análise de dados de forma segura e ética. As empresas precisam estar preparadas para lidar com grandes volumes de dados e para explorar ferramentas de machine learning e deep learning, que permitam extrair insights valiosos.

4. Exemplos das Big Techs

As grandes empresas de tecnologia lideram a transformação com IA e servem como referência para o setor corporativo. A Meta, por exemplo, utiliza IA para automatizar processos de publicidade, maximizando o alcance e a eficácia das campanhas. Outro exemplo é a Amazon, que aplica IA em todos os pontos de sua operação,
desde a recomendação de produtos até a gestão de logística. Esses casos ilustram como a IA, quando usada de forma estratégica, pode transformar não apenas processos internos, mas também a experiência dos clientes e alavancar os resultados financeiros.

5. Integração com objetivos estratégico

Para avançar além dos pilotos pontuais, é importante que as iniciativas de IA estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. A IA deve ser vista como ferramenta que pode ajudar a alcançar esses objetivos de maneira mais eficiente e eficaz. Por exemplo, se uma empresa deseja aumentar a satisfação do cliente, pode explorar a IA para oferecer personalização em tempo real ou para prever problemas antes que eles ocorram. A IA deve estar incorporada em todos os principais projetos constituintes do planejamento estratégico organizacional – e recursos devem ser alocados para seu uso e potencialização.

Para capturar o valor da IA em grande escala, as empresas devem superar certos desafios comuns, como resistência à mudança e complexidade técnica. Esse processo exige a combinação de liderança visionária, investimentos em infraestrutura de dados e uma abordagem estratégica que priorize resultados de longo prazo. Portanto, avançar além dos pilotos pontuais com IA requer uma mudança de mentalidade e estrutura dentro das empresas, que não é trivial. Para que a IA não seja apenas um “vôo de galinha” passageiro, é necessário que os líderes a vejam como catalisadora para uma real transformação organizacional e que estejam dispostos a investir e reimaginar completamente suas operações.

Leia também: Governo do Estado entrega R$ 833 mil em crédito, CPP e CAF a produtores rurais

Posts Relacionados

Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

Prêmio United Earth Amazônia

16 de fevereiro de 2023
Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte
DESTAQUE

Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte

22 de fevereiro de 2023
1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia

23 de fevereiro de 2023
DESTAQUE

Manaus é sede da primeira Edição do Prêmio “United Earth Amazônia”

24 de fevereiro de 2023
Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra
DESTAQUE

Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra

27 de fevereiro de 2023
Marcos Nobel visita a Moto Honda da Amazônia
DESTAQUE

Marcos Nobel visita a Moto Honda da Amazônia

27 de fevereiro de 2023
Please login to join discussion

Cadastre-se

Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre à frente das notícias, projetos e negócios promissores na Amazônia.

    MAIS LIDAS

    • Ulisses Tapajós: Trajetória de Sucesso e Determinação

      Ulisses Tapajós: Trajetória de Sucesso e Determinação

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Preservando a Amazônia: Soluções Sustentáveis para Combater as Queimadas

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Celebrando a Cultura e Luta: Dia Internacional dos Povos Indígenas

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Feira Artesanal no Complexo Turístico Ponta Negra

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Expansão do Setor Energético É Tema do Projeto Diálogos Amazônicos

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0

    Siga-nos

    Instagram Facebook Linkedin Youtube

    Institucional

    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO

    INVEST AMAZÔNIA BRASIL

    COPYRIGHT – 2024

    plugins premium WordPress
    Shares