A escola Cime Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, da Prefeitura de Manaus, recebeu nesta segunda-feira (23/6) uma visita importante da comitiva do Ministério da Educação (MEC). Esta escola, certificada pela Unicef, é referência em práticas pedagógicas de alfabetização na idade certa, reforçando, portanto, o compromisso com a educação de qualidade na capital amazonense.
Visita da comitiva do MEC ao Cime Dra. Viviane Estrela
Liderada pelo secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, a comitiva conheceu as dependências do Cime. O objetivo foi, além disso, observar de perto as práticas pedagógicas exitosas adotadas pela unidade, reconhecida como Unidade Amiga da Primeira Infância pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, também participou da visita.
Para o secretário Júnior Mar, a visita comprova que as ações da Prefeitura de Manaus para melhorar o ensino estão dando resultados. Ele destacou os programas “Aprende Mais” e “Alfabetiza Mais”, que garantem, assim, a alfabetização das crianças na idade correta. Segundo ele, o compromisso é superar a meta de 61% no estado do Amazonas e avançar no combate ao analfabetismo.Avaliação positiva do MEC
Leonardo Barchini ressaltou que Manaus apresenta uma experiência muito positiva. Ele afirmou que a equipe técnica do MEC acompanha o trabalho dedicado da comunidade escolar para garantir o sucesso da alfabetização. “Crianças alfabetizadas cedo têm mais segurança e, portanto, mais chances de concluir a educação básica com melhores resultados”, explicou.
O gestor Anderson Gameiro destacou a satisfação de receber o MEC. Ele ressaltou que o reconhecimento motiva toda a equipe a continuar oferecendo uma educação de qualidade, integral e inclusiva, que transforma vidas.
Sobre o Cime Dra. Viviane Estrela Marques Rodella
Inaugurado em dezembro de 2020, o Cime atende 1.328 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. O centro foca na Educação Integral, que desenvolve o estudante de forma plena, valorizando seu protagonismo e, por isso, respeitando os profissionais que atuam na escola.