Classificação no Solve for Tomorrow
A Escola Estadual José Mota, localizada em Manacapuru (68 km de Manaus), se classificou para a final da 12ª edição do programa global Solve for Tomorrow com o projeto “Arapaima Ativo”. Além disso, a iniciativa disputa o prêmio na categoria Júri Popular, com votação aberta até 28 de novembro no site oficial do programa.
Inovação tecnológica com impacto social
A equipe é formada pelas estudantes Lohanya Guimarães, Carla Cristina Gomes, Ursula Ferreira e Carla Bezerra. Elas concorrem com uma solução tecnológica que transforma resíduos da pesca local em água potável. Para isso, as alunas da 1ª série do Ensino Médio, orientadas pelo professor de Biologia Galileu Pires, desenvolveram um biofiltro utilizando carvão ativado produzido a partir da ossada do pirarucu.
De acordo com o professor, o “Arapaima Ativo” busca criar soluções inovadoras para problemas reais da região. Dessa forma, o projeto incentiva as estudantes a desenvolverem criatividade, consciência ambiental e engajamento comunitário.
Formação de competências e impacto na comunidade
O professor Galileu destaca que a participação no programa deu visibilidade ao trabalho da escola. Consequentemente, o projeto fortaleceu competências essenciais, como pesquisa, comunicação e trabalho em equipe. Além disso, contribuiu para enfrentar desafios presentes no território.
Sobre o projeto “Arapaima Ativo”
O projeto tem como referência o Solve for Tomorrow, da Samsung, que estimula estudantes do Ensino Médio a desenvolver projetos de STEM para resolver problemas sociais. Inicialmente, a ideia surgiu da observação do descarte inadequado dos resíduos do peixe e da necessidade de ampliar o acesso à água potável. Assim, o grupo buscou criar uma solução acessível e sustentável.
Aplicando princípios de Economia Circular e Química Verde, o projeto atende comunidades ribeirinhas que enfrentam falta de água potável durante a seca. Portanto, a proposta se alinha diretamente à realidade local.
Etapas percorridas pela equipe
A equipe seguiu várias fases importantes:
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Primeiro, a identificação de um problema real da comunidade;
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Depois, a inscrição do projeto no programa;
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Em seguida, o desenvolvimento do protótipo com apoio de professores e mentores;
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Por fim, a produção de um vídeo de apresentação para avaliação do júri técnico e popular.
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