• QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Home TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Capital paulista reforça transporte sustentável com mais 500 ônibus elétricos

São Paulo chega a 1.759 veículos eletrificados em circulação e reforça liderança nacional na transição para um transporte público mais sustentável.

Redação por Redação
23 de junho de 2026
em DESTAQUE, TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Capital paulista reforça transporte sustentável com mais 500 ônibus elétricos

Foto: Divulgação/Leon Rodrigues/Prefeitura SP.

FacebookShare on TwitterWhatsapp

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – A cidade de São Paulo deu mais um passo na modernização do transporte coletivo ao incorporar 500 novos ônibus elétricos à frota municipal. Com a entrega realizada no último dia 21 de junho, a capital paulista passa a contar com 1.759 veículos eletrificados em operação, consolidando-se como o maior mercado de ônibus elétricos do Brasil.

Atualmente, a frota sustentável da cidade é composta por 1.570 ônibus elétricos movidos a bateria e 189 trólebus. A ampliação representa uma das maiores iniciativas de renovação de transporte público já realizadas no país e acompanha o avanço da eletromobilidade entre os veículos pesados.

O sistema municipal de transporte de São Paulo atende aproximadamente 7 milhões de passageiros por dia útil. A operação é coordenada pela SPTrans, responsável por uma rede de mais de 13.500 veículos distribuídos em 1.330 linhas em toda a capital.

Impacto ambiental e qualidade de vida

A substituição gradual dos ônibus movidos a diesel por modelos elétricos traz ganhos significativos para o meio ambiente e para a população. De acordo com estimativas apresentadas durante a entrega dos veículos, cada ônibus elétrico pode evitar a emissão de até 204 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano.

Com os 500 novos veículos incorporados ao sistema, o potencial de redução supera 100 mil toneladas anuais de CO₂, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e para a melhoria da qualidade do ar na cidade.

Além da redução das emissões, os ônibus elétricos também diminuem a poluição sonora, proporcionando viagens mais silenciosas e confortáveis para passageiros e melhores condições de trabalho para motoristas e operadores.

Capital paulista reforça transporte sustentável com mais 500 ônibus elétricos
Foto: Divulgação/Leon Rodrigues/Prefeitura SP.

Motoristas destacam benefícios da tecnologia

Profissionais que atuam no transporte coletivo afirmam que as diferenças entre os veículos elétricos e os modelos convencionais são perceptíveis no dia a dia.

Motorista há 13 anos, Priscila dos Santos Correia afirma que a evolução tecnológica trouxe ganhos em conforto e desempenho.

Segundo ela, os ônibus elétricos oferecem uma condução mais silenciosa, confortável e potente, características que impactam positivamente tanto os condutores quanto os passageiros.

A avaliação é compartilhada pelo instrutor de operação de ônibus elétricos Wesley Rafael da Silva, que destaca a redução de ruídos e vibrações como fatores que tornam a rotina de trabalho menos desgastante e melhoram a experiência dos usuários do transporte público.

BYD lidera fornecimento da nova frota

Entre as fabricantes participantes da entrega, a BYD respondeu por 265 dos 500 ônibus incorporados nesta etapa, representando mais da metade do lote disponibilizado à cidade.

Com a nova entrega, a empresa passa a contar com quase 550 ônibus elétricos em circulação na capital paulista e cerca de 700 unidades operando em diferentes municípios brasileiros.

Os veículos fornecidos incluem os modelos D9W e os superarticulados BC22, destinados principalmente aos corredores de maior demanda. Segundo a fabricante, parte dos componentes é produzida em Manaus (AM), enquanto a montagem final ocorre na unidade industrial de Campinas (SP).

A Eletra também participou da renovação da frota, entregando 142 veículos. Com isso, a empresa passa a somar 792 unidades em operação na cidade, incluindo ônibus elétricos a bateria e trólebus.

Expansão da eletromobilidade ganha escala

Para representantes do setor, a discussão sobre a adoção de ônibus elétricos já ultrapassou a fase de testes e comprovação tecnológica.

Especialistas apontam que o foco atual está na velocidade de implementação dos projetos e na ampliação da infraestrutura necessária para acelerar a transição energética no transporte coletivo urbano.

O avanço da frota paulistana reforça a tendência de crescimento da eletromobilidade no Brasil e coloca São Paulo como referência nacional na adoção de tecnologias sustentáveis para a mobilidade urbana.

Leia também:

Copa do Mundo de 2026 acelera investimentos em mobilidade elétrica no México

 

Tags: BYD BrasilEletraEletromobilidadefrota sustentávelmobilidade urbanaônibus elétricosônibus elétricos BrasilSão PauloTransporte públicoTransporte Sustentável

Posts Relacionados

Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

Prêmio United Earth Amazônia

16 de fevereiro de 2023
Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte
DESTAQUE

Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte

22 de fevereiro de 2023
1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia

23 de fevereiro de 2023
DESTAQUE

Manaus é sede da primeira Edição do Prêmio “United Earth Amazônia”

24 de fevereiro de 2023
Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra
DESTAQUE

Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra

27 de fevereiro de 2023
Marcos Nobel visita a Moto Honda da Amazônia
DESTAQUE

Marcos Nobel visita a Moto Honda da Amazônia

27 de fevereiro de 2023
Please login to join discussion

Cadastre-se

Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre à frente das notícias, projetos e negócios promissores na Amazônia.

    MAIS LIDAS

    • Zona Franca de Manaus é destacada durante a 11ª Rondônia Rural Show

      Zona Franca de Manaus é destacada durante a 11ª Rondônia Rural Show

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Nortefilm planeja investir R$ 120 milhões para ampliar operações no Polo Industrial de Manaus

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Webinar gratuito debate bioinovação na Amazônia com vencedor do “Nobel do Meio Ambiente”

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Manaus tem quase 400 vagas abertas pelo Sine nesta terça-feira

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • A Lenda de Maruaga” Coloca a Amazônia no Mapa dos Games

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0

    Siga-nos

    Instagram Facebook Linkedin Youtube

    Institucional

    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO

    INVEST AMAZÔNIA BRASIL

    COPYRIGHT 2024 - 2026

    Shares