Governo do Amazonas apresenta a Marca Amazônia na WTM Londres
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), apresentou a Marca Amazônia durante a feira internacional World Travel Market (WTM), em Londres.
O evento é um dos maiores do setor de turismo B2B e começou em 4 de novembro, encerrando-se nesta quinta-feira (6/11).
União e identidade amazônica
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou o papel do estado na iniciativa:
“Eu destaco o Amazonas porque o nome Amazônia inevitavelmente remete ao nosso estado. O que estamos fazendo é fortalecer a união entre os estados da região. É claro que cada um tem suas particularidades, e o Amazonas é riquíssimo. Vamos nos apresentar com nossa floresta, nossa ecologia, nossa pesca e nossos rios. Aliás, a marca Amazônia tem tudo a ver com as águas que se movem, com os rios e com esse Amazonas”, afirmou.
Dessa forma, a proposta busca fortalecer a união regional e valorizar a diversidade amazônica.
Assim, o turismo é apresentado de forma integrada, com foco na sustentabilidade e na identidade coletiva dos estados do Norte.
Lançamento oficial e conceito da marca
O lançamento oficial ocorreu no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo.
Com o lema “Você muda. A Amazônia muda você”, a marca promove os estados amazônicos como um único destino turístico.
Ela traduz o poder de transformação da região, que une natureza, cultura e espiritualidade.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da ação:
“Você não precisa ter um estado amazônico competindo com o outro para ver para onde vai o turista. A Amazônia deve ser divulgada como um todo, e todos os estados ganham com isso. Você promove a região e aumenta a competitividade internacional para conhecer essa floresta, esse povo, essa economia e essa cultura sensacional que estão dentro da Amazônia”, disse Freixo.
Além disso, ele reforçou que a cooperação entre os estados amplia a visibilidade da Amazônia no exterior e atrai novos investimentos turísticos.
Participação do Amazonas na WTM Londres
O Amazonas participa da feira com um estande próprio, montado em parceria com a Embratur.
A comitiva da Amazonastur atende agentes de viagens, autoridades e visitantes interessados em conhecer o estado e suas belezas naturais.
Enquanto isso, o público conhece os diferenciais do turismo amazonense.
Para a diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, a iniciativa fortalece a imagem do estado no cenário internacional:
“Esse lançamento é a consolidação da promoção internacional dos sete estados da região Norte, especialmente para nós, do Amazonas”, afirmou.
Sobre a Marca Amazônia
A Marca Amazônia reposiciona o bioma como um destino de transformação.
O projeto resulta da cooperação entre a Embratur e o programa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne representantes dos sete estados do Norte: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Assim, a nova identidade visual busca consolidar a Amazônia como um destino turístico de relevância internacional.
O projeto valoriza o protagonismo das comunidades tradicionais — indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros — que representam a essência da identidade amazônica.
Por fim, a marca introduz o conceito de turismo de transformação, que incentiva a preservação ambiental e valoriza a cultura e o conhecimento da floresta.







