Evento em Manaus
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, nesta segunda-feira (22), da primeira oficina do movimento “Vai Turismo” no Amazonas em 2025. O encontro aconteceu na sede da Fecomércio-AM e foi promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Amazonas (Cetur-AM), órgão consultivo da Fecomércio do qual a Suframa faz parte.
Essa foi a terceira oficina do projeto no Brasil. O objetivo principal foi mobilizar lideranças locais para discutir políticas públicas que transformem o turismo em um vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Temas discutidos
Durante a programação, os participantes conheceram detalhes do movimento “Vai Turismo”, entenderam as funções do Grupo Técnico Estadual (GTE) e analisaram as recomendações da edição anterior. Além disso, foram apresentados os próximos passos da iniciativa.
Participação da Suframa
A Suframa contou com a representação de Layana Rios, técnica em Comunicação Social e conselheira suplente no Cetur-AM. Ela destacou a relevância de alinhar o turismo às políticas de desenvolvimento regional promovidas pela Autarquia.
Segundo Layana:
“O turismo, assim como a indústria incentivada pela Suframa, gera empregos, movimenta cadeias produtivas e promove inovação. Ao participar desse debate, reforçamos que a Zona Franca de Manaus vai além da indústria e pode ser parceira estratégica na valorização do turismo como motor de desenvolvimento sustentável.”
O movimento “Vai Turismo”
A CNC lançou o movimento em 2021. Desde então, ele já conseguiu incluir o turismo em todos os planos de governo eleitos em 2022. Em 2024, ampliou sua atuação para os municípios, oferecendo ferramentas como:
-
propostas de políticas públicas, e
-
painel de inteligência competitiva no turismo, que reúne dados estratégicos para apoiar decisões e fortalecer o setor.
No Amazonas, esta foi a primeira de várias reuniões previstas. Assim como ocorreu na edição anterior, o processo culminará na entrega de propostas aos candidatos ao governo no próximo ano. Dessa forma, reforça-se a ideia de que o turismo é um pilar estratégico para o desenvolvimento do Estado.
Leia também
“Amazonas Protegido”: projeto reforça combate ao desmatamento no AM