INDÚSTRIA – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) iniciou nesta segunda-feira (22) sua participação na Eletrolar Show 2026, considerada a maior feira de negócios da América Latina voltada aos setores de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia móvel e tecnologia da informação. O evento acontece até o dia 25 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
A presença da autarquia na feira tem como principal objetivo ampliar a atração de investimentos para a Zona Franca de Manaus (ZFM), fortalecer as cadeias produtivas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e apresentar as vantagens competitivas do modelo econômico da região.
Durante o evento, a Suframa mantém um estande institucional, viabilizado em parceria com o Grupo Eletrolar, onde realiza atendimentos técnico-comerciais, divulga incentivos fiscais e promove o ambiente de negócios oferecido pela Zona Franca de Manaus a investidores e empresas interessadas em expandir operações no Brasil.
A abertura da feira contou com a participação do superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, que visitou os principais estandes ao lado de representantes do setor, entre eles Carlos Clur e Jorge Júnior.
Além da divulgação institucional, a equipe técnica da autarquia também atua no suporte às indústrias já instaladas no Polo Industrial de Manaus e na prospecção de novos empreendimentos, com foco na ampliação das cadeias produtivas e na geração de oportunidades econômicas para a região.
Segundo os organizadores, a expectativa é receber mais de 40 mil visitantes profissionais durante os quatro dias de evento. A feira reúne mais de mil expositores distribuídos em uma área de 100 mil metros quadrados e conta com uma programação de mais de 50 palestras sobre economia, consumo, plataformas digitais, inovação e inteligência de dados.
Resultados de ações anteriores
Esta é a quarta participação consecutiva da Suframa na Eletrolar Show. A presença da autarquia em grandes eventos nacionais integra o Plano de Prospecção de Novos Negócios (PPNN), estratégia voltada à atração de investimentos para a Zona Franca de Manaus.
De acordo com a instituição, as ações realizadas em feiras como a Eletrolar Show, Feira Hospitalar, FCE Pharma e Intersolar South America contribuíram para a captação de aproximadamente R$ 1,4 bilhão em investimentos e para a geração de mais de 1.300 empregos diretos na Zona Franca de Manaus.
Setor eletroeletrônico é destaque no PIM
Para o superintendente Leopoldo Montenegro, a participação na feira é estratégica por reunir empresas ligadas ao principal segmento industrial do Polo Industrial de Manaus.
Segundo ele, o setor eletroeletrônico, incluindo bens de informática, lidera os indicadores de faturamento e geração de empregos do PIM, tornando a Eletrolar Show um ambiente importante para o fortalecimento das relações com empresas já instaladas e para a atração de novos investidores.
A comitiva da Suframa conta ainda com a participação dos superintendentes-adjuntos Waldenir Vieira, da área de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Wagner Cavalcanti, de Projetos, e Maria de Jesus Lins Guimarães, de Operações, além de especialistas das áreas técnicas da autarquia.
Leia também:







