Atividade na escola São Sebastião 2
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (18/09) uma ação especial da Semana Municipal de Incentivo à Leitura.
O evento aconteceu na escola municipal São Sebastião 2, na comunidade São Sebastião, zona rural da capital.
A atividade reuniu cerca de 170 participantes, entre alunos da educação infantil, estudantes do 1º ao 9º ano, professores, convidados e membros da comunidade.
Escolas participantes e programação cultural
Quatro escolas convidadas participaram da programação: Paulo Freire, Ebenezer, Canaã 2 e Raul Pompeia. Os estudantes apresentaram danças, exposições, trabalhos autorais e uma mostra literária.
De acordo com a Lei nº 1.557/2011, que instituiu a Semana Municipal de Incentivo à Leitura dentro do programa Viajando na Leitura, a agenda incluiu:
-
Homenagens ao poeta e cantor Candinho e à cantora Inês
-
Apresentações culturais indígenas
-
Jogral, coral e músicas
Incentivo à leitura
Para a chefe da DDZ Rural, professora Rosa Denise Diniz, a ação fortalece o aprendizado dos alunos da zona ribeirinha e estimula a prática da leitura.
“Essa ação macro da Semed trouxe várias atividades. Tivemos carimbó, poemas e poesias. Outras escolas também se envolveram, incentivando os alunos da zona rural a produzirem livros e valorizarem nossas raízes”, ressaltou.
A diretora da escola São Sebastião 2, Filomena Valente do Couto, destacou a importância do projeto:
“De 15 a 19 de setembro, trabalhamos intensamente a Semana de Incentivo à Leitura. Estamos muito felizes em acolher escolas do rio Negro e oferecer às crianças a oportunidade de ler, dramatizar e cantar músicas de Candinho e Inês.”
Lançamento do livro Enfeitando o Chão do Amanhã
Durante a ação, ocorreu o lançamento do livro “Enfeitando o Chão do Amanhã”, de João Cândido dos Santos Rodrigues (Candinho). Com mais de 40 anos de carreira, o poeta destacou que o convite para trabalhar com crianças transformou sua trajetória.
“Ver as crianças recitando e cantando nossas músicas foi marcante. Pensei em fazer um livro especialmente para elas. Contribuir para o conhecimento dos estudantes é sensacional”, declarou.
Voz dos estudantes
O aluno Ulisses Gabriel Lemos, de 13 anos, do 7º ano, contou sua experiência com o livro:
“Achei a história de Candinho muito interessante. A leitura ajuda na produção de textos e traz muito aprendizado. Estou feliz em participar da Semana de Incentivo à Leitura.”