A equipe da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) participou, na terça-feira (15/07), da abertura da 1ª Semana do Clima da Amazônia, realizada em Belém. A programação segue até sexta-feira (18/07) e é liderada por organizações da sociedade civil e do setor privado. O evento tem como objetivo construir soluções concretas para os desafios ambientais, sociais e culturais da região amazônica.
Como parte da agenda, a secretária da Sect, Renata Queiroz, acompanhou diversas palestras e painéis. Os temas abordados incluíram regularização fundiária e meio ambiente. Além disso, ela dialogou com representantes dos órgãos de regularização fundiária dos estados integrantes do consórcio Amazônia Legal.
Segundo Renata, a presença no evento cumpre um dos compromissos do Governo do Amazonas: fortalecer a governança fundiária e promover a sustentabilidade regional.
“É uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade das ações na nossa região. Também permite alinhar esforços entre secretarias, articular parcerias e fortalecer ainda mais a atuação do Amazonas nos debates sobre clima, território e desenvolvimento sustentável”, destacou a gestora.
A secretária reforçou ainda que a regularização fundiária é uma importante aliada na preservação ambiental. De acordo com ela, ao garantir o direito à terra, é possível reduzir o desmatamento ilegal, combater queimadas e proteger os ecossistemas da floresta.
Renata Queiroz também enfatizou que o Amazonas, além de ser o maior estado do Brasil em extensão territorial, abriga a maior parte da floresta amazônica. Por isso, destaca-se como referência em ações de sustentabilidade na região Norte.
“Nesse contexto, o trabalho executado pelo Governo do Estado, por meio da Sect, com foco na regularização fundiária, é extremamente importante. Ele contribui diretamente para implementar soluções sustentáveis e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, concluiu a secretária.
Leia também
Artesanato Amazonense atinge faturamento histórico em junho de 2025