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Rede de recarga de veículos elétricos já cobre 25% das cidades brasileiras

Carregadores rápidos (DC) representam 16% do total desses equipamentos no país

Invest Amazônia por Invest Amazônia
14 de maio de 2025
em DESTAQUE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
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Rede de recarga de veículos elétricos já cobre 25% das cidades brasileiras
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A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) informou que, em fevereiro de 2025, o Brasil alcançou 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos, um avanço expressivo em relação aos 12.137 pontos registrados em novembro de 2024. O crescimento de 22% na infraestrutura de recarga é reflexo direto da expansão da eletromobilidade no país.

Esse avanço acompanha o aumento da frota de veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que já soma 208.344 unidades. Com esse volume, o Brasil tem, em média, 14 veículos por eletroposto. Desse total, 45% (93.082) são veículos 100% elétricos (BEV), que dependem exclusivamente de recarga externa, e 55% (115.262) são híbridos plug-in (PHEV), que também contam com motor a combustão e, portanto, exigem menos da rede de recarga.

Considerando apenas os modelos totalmente elétricos, a proporção é de 6 veículos por ponto de recarga — um número considerado adequado para o estágio atual de adoção.

Expansão geográfica e interiorização
A infraestrutura de recarga também está se espalhando pelo território nacional. Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos, contra 1.263 em novembro uma alta de 8%. O crescimento foi mais acentuado nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que mostra que a eletromobilidade está avançando além dos grandes centros urbanos e ganhando capilaridade no interior do país.

Evolução por região número de municípios com eletropostos:

Região Nov/24 Fev/25 Crescimento
Norte 38 47 +23,7%
Centro-Oeste 107 121 +13,1%
Nordeste 294 326 +10,9%
Sudeste 479 506 +5,6%
Sul 345 363 +5,2%
Total 1.263 1.363 +7,9%

Perfil dos eletropostos

Entre os 14.827 pontos de recarga mapeados pela ABVE, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto 16% (2.430) são carregadores rápidos (DC) — fundamentais para viagens de longa distância e uso intensivo.

O destaque vai para o crescimento expressivo dos carregadores rápidos, que passaram de 1.516 em novembro para 2.430 em fevereiro — um salto de 60%. Já os carregadores lentos cresceram 17% no mesmo período (de 10.621 para 12.397).

Esse avanço indica um esforço do setor em construir uma infraestrutura mais eficiente e ágil, capaz de atender à demanda crescente e oferecer mais conveniência aos usuários.

Expectativas e visão de futuro

A tendência é de continuidade no ritmo de expansão. Diversos investimentos em infraestrutura de recarga estão em andamento e devem ser concretizados ao longo de 2025, consolidando ainda mais o cenário positivo para a eletromobilidade no país.

Segundo Davi Bertoncello, diretor do Grupo de Trabalho de Comunicação da ABVE e diretor executivo da Tupi Mobilidade:

“Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil. Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, que são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar.”

Fonte: Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

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