A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou, nesta quinta-feira, 15/5, uma visita técnica à Comunidade Abelha, localizada às margens do rio Tarumã Mirim, na zona rural da capital amazonense. A ação teve como objetivo acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais da região, com destaque para o cultivo da mandioca, principal atividade econômica da localidade.
Durante a visita, o secretário da Semacc, Wanderson Costa, destacou o compromisso da gestão municipal com a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento da produção rural.
“Estamos saindo do escritório e vindo diretamente à zona rural para ouvir nossos produtores e entender suas demandas. A determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior tem feito a diferença nesse processo de transformação”, afirmou.
A produção de mandioca na Comunidade Abelha é utilizada tanto para subsistência quanto para geração de renda. Diante do potencial produtivo da região, a agroindústria Galo da Serra demonstrou interesse em adquirir toda a produção dos agricultores locais e oferecer suporte técnico, com a proposta de estruturar um Arranjo Produtivo Local (APL) que conecte o setor produtivo, o poder público e a iniciativa privada.
Segundo o secretário, o objetivo é impulsionar o cultivo da mandioca não apenas como elemento de segurança alimentar, mas como matéria-prima para o setor agroindustrial.
“Estamos sempre fomentando a agricultura e todas as suas cadeias. Aqui, nosso intuito é gerar conexão entre os produtores e pequenas e médias empresas que trabalham com a cultura da mandioca, promovendo oportunidades de negócios e o fortalecimento da economia rural e circular”, explicou Costa.
Os agricultores da comunidade também relataram a necessidade de apoio técnico contínuo e de melhorias na estrutura de escoamento da produção, que abastece agroindústrias, feiras e mercados da capital.
Moradora da comunidade, Maria das Graças Marques Santos expressou otimismo com as perspectivas para o futuro.
“O apoio técnico que a prefeitura tem nos traz conexões e excelentes possibilidades futuras. Queremos, cada vez mais, crescer com a agricultura na nossa comunidade”, afirmou.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da zona rural, por meio de investimentos em infraestrutura e incentivo direto à agricultura familiar.
Leia também: Com queda de 32,4%, desmatamento no Brasil atinge menor nível em anos