Inovação e juventude se encontram na OBR e MNR 2025 em Manaus
Manaus foi palco de um encontro entre inovação e juventude durante a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR). O evento aconteceu no SESI Clube do Trabalhador e foi organizado pela Escola SESI de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa. Além de promover ciência e tecnologia, ele também incentivou o trabalho em equipe entre estudantes de diferentes redes de ensino e faixas etárias. Dessa forma, os participantes puderam aprender uns com os outros e desenvolver habilidades colaborativas.
Participação e divisão por níveis
Este ano, a OBR contou com 90 equipes inscritas e 513 participantes. As equipes vieram de escolas privadas, públicas municipais, estaduais, federais e também de grupos independentes. Além disso, a divisão foi organizada por níveis:
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Nível 0 – 1 equipe de escola particular.
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Nível 1 – 7 equipes privadas, 4 estaduais, 15 municipais e 2 independentes (“de garagem”).
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Nível 2 – 34 equipes privadas (14 da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa), 5 estaduais e 9 federais.
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Modalidade Artística – 7 equipes privadas e 3 públicas.
Enquanto isso, a MNR Etapa Estadual Amazonas apresentou 12 projetos e reuniu 50 participantes, contando com apoio de parceiros locais como Tokyio Componentes Eletrônicos e Player Games. Além disso, o evento promoveu integração entre diferentes iniciativas de robótica no estado.
Projetos de destaque
Entre os trabalhos apresentados, “Combatendo a Fake News com a Robótica” se destacou. Desenvolvido por alunos da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, o projeto alia tecnologia e responsabilidade social. Dessa forma, por meio de programação, a equipe criou um sistema capaz de verificar a veracidade de notícias.
A superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, elogiou a maturidade e o comprometimento dos jovens. Além disso, a estudante Rafaela Jesus, de 16 anos, explicou que o objetivo é conscientizar estudantes e ampliar o acesso a ferramentas que combatam a desinformação. Para isso, o grupo desenvolveu um site em JavaScript e CSS capaz de identificar notícias falsas.
Cultura e criatividade
Além das disputas técnicas, o evento contou com apresentações culturais. Por exemplo, o boi-bumbá do Colégio Dom Bosco e a dramatização da Fundação Matias Machline animaram o público. Na modalidade artística, o primeiro lugar ficou com o Boto Tech (categoria 1) e as Technodivas (categoria 2), que surpreenderam ao integrar tecnologia e música em suas performances.
Premiação e reconhecimento
A premiação foi conduzida pelo influencer amazonense Victor Matheus Alencar, da Player Games, e pelo professor Nicanor Tiago Antunes, coordenador da OBR Etapa Estadual. Dessa forma, eles animaram o público e valorizaram cada conquista das equipes.
O professor Anésio Mar, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou que a competição representa uma oportunidade para aplicar conhecimentos desenvolvidos nos projetos de robótica das escolas municipais. Além disso, ele ressaltou que a parceria com o SESI e a empresa Ardagh viabilizou a aquisição de equipamentos de robótica para as unidades de ensino.
Resultados e vencedores
O evento premiou talentos em diversas categorias, incluindo prêmios especiais:
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Modalidade Artística – Nível 1: Boto Tech (1º lugar) e Jango (2º lugar).
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Modalidade Artística – Nível 2: Technodivas Amazonas (1º lugar) e CTRL+Arte (2º lugar).
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Escola Pública: Equipe Plínio (1º lugar).
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Escola Privada: CEBAC (1º lugar).
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Robustez: Starwave3 (1º lugar).
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Inovação: Equipe GBB (1º lugar).
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Design: Starwave1 (1º lugar).
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Dedicação: Starwave2 (1º lugar).
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Programação: Escola Municipal Dr. João Queiroz (1º lugar).
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Maker: Jango (1º lugar).
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Modalidade Resgate – Nível 1: Robótica Etelvina (1º lugar), Genesis Level 1 (2º lugar) e Clube de Robótica Nina Lins (3º lugar).
Educação tecnológica no século XXI
Combinando ciência, arte e espírito colaborativo, a OBR e a MNR no Amazonas reforçam o papel da educação tecnológica. Assim, o evento mostra que criatividade, conhecimento e compromisso social podem formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI. Além disso, os jovens participantes saem mais motivados e conscientes do impacto da tecnologia na sociedade.
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