Estudantes da rede estadual participam de imersão em análise de dados promovida pelo Unicef e Governo do Amazonas
De segunda-feira (3/11) até quinta-feira (6/11), estudantes da rede estadual do Amazonas participam de uma imersão inovadora na área de análise de dados e mídias digitais. A iniciativa, chamada Seiva.dados, é realizada pelo Instituto de Ciências Periféricas (ICP) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) e idealizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O projeto tem como objetivo desenvolver competências em Ciência de Dados e Mídias Digitais, promovendo uma educação mais inovadora, inclusiva e com protagonismo feminino jovem.
Escolas participantes
Participam da formação estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio das seguintes unidades de ensino:
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EE Nathália Uchôa (bairro Japiim);
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EE Jairo da Silva Rocha (bairro São José);
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EE Manuel Rodrigues de Souza (bairro Armando Mendes);
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EE Ruy Alencar e EE Roberto dos Santos Vieira (bairro Nova Cidade).
 
No total, mais de mil alunas da rede estadual integram essa nova geração de meninas preparadas para liderar transformações sociais a partir de suas comunidades.
Formação e protagonismo feminino
Além das estudantes, professores também participam de um curso sobre Inovação Pedagógica e Geração Cidadã de Dados, fortalecendo o uso da tecnologia em sala de aula.
“As estudantes vão sair capacitadas para atuar no mundo das tecnologias e dos projetos midiáticos voltados às questões comunitárias. É fundamental que elas tenham acesso a esse tipo de conhecimento e aprendam a criar soluções reais para os desafios da própria comunidade”, destacou Rita Pereira, assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM.
Atividades e oficinas práticas
Durante a formação, as alunas vão participar da criação de um mapeamento de problemas locais por meio da cartografia social. A proposta é utilizar a ciência de dados e os saberes técnicos do território para buscar soluções e estimular o interesse por carreiras nas áreas de tecnologia e artes digitais.
Além disso, as participantes terão acesso a:
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Oficinas de ideação e criação de projetos;
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Oficinas de produção, análise e visualização de dados;
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Oficinas de produção midiática local;
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Visitas técnicas a museus, parques e fábricas;
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Mentorias em aprendizagem baseada em problemas e delineamento de projetos.
 
As atividades ocorrem em encontros presenciais e conteúdos assíncronos, permitindo que o aprendizado seja contínuo e adaptado à rotina das estudantes.
								






