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Home AMAZÔNIA NO MUNDO

Governo do Amazonas antecipa medidas contra estiagem para este ano

Titular da Sedecti apresenta planejamento de medidas durante 307ª reunião do Codam

Invest Amazônia por Invest Amazônia
26 de abril de 2024
em AMAZÔNIA NO MUNDO, DESTAQUE
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
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Governo do Amazonas antecipa medidas contra estiagem para este ano
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O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedecti), apresentou de forma antecipada, durante a 307ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), na quinta-feira (25/04), as alternativas para enfrentamento da estiagem neste ano, como a dragagem dos rios e a instalação de um píer provisório para atracação de navios, projeto do Grupo Chibatão.

De acordo com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, após os resultados da batimetria (medição da profundidade dos rios) na Enseada do Madeira e na região do Tabocal, constatou-se uma média de dois metros a menos em comparação ao ano passado. Com todos os recursos tecnológicos disponíveis, será possível realizar a dragagem exatamente conforme necessário, em condições superiores às da dragagem de emergência feita no ano passado.

“A primeira alternativa é aquela que, com a graça de Deus, se o fenômeno El Niño funcionar efetivamente, nós teremos água suficiente para não enfrentarmos uma estiagem tão forte quanto a do ano passado. Em segundo lugar, foi a iniciativa do governador Wilson Lima, em conjunto com o governo federal, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente Lula e o ministro Silvio e Costa, para realizar a dragagem dos pontos cruciais para a navegabilidade”, destacou o secretário.

Píer provisório

A terceira alternativa apresentada pelo titular da Sedecti, que está sendo planejada pelo Grupo Chibatão, é a instalação de um píer provisório para atracação de navios, eliminando a necessidade de retorno do navio.

“Se o navio não conseguir passar, ele terá a opção de utilizar um píer provisório para o transbordo da carga do navio para balsas. Isso permitirá uma operação simultânea, imediata e rápida. Embora isso implique em um custo um pouco mais elevado, será infinitamente menor do que no ano passado. Assim, as alternativas estão estabelecidas e vamos avançar”, explicou Serafim Corrêa.

De acordo com o diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, para que o projeto do píer funcione, a empresa irá realocar parte da estrutura física do porto de Chibatão para uma região antes do problema. Para ancorar essa estrutura móvel, é necessário realizar adaptações e ajustes técnicos, permitindo a atracação do navio e o transbordo da carga para facilitar sua passagem.

“No pior cenário, onde o navio não pode passar devido à falta de tempo hábil para a dragagem, a operação será da seguinte forma: descarregar 100% da carga do navio para as balsas, que poderão então navegar até Manaus com segurança, entregando a carga tanto para o comércio quanto para a indústria”, detalhou Fidelis.

Com essa alternativa, segundo Jhony Fidelis, a média atual em Manaus é que cada navio chegue com mil contêineres para atender tanto à indústria quanto ao comércio. “Acreditamos que, se esses navios chegarem com essa quantidade de carga, aproximadamente 16 balsas serão suficientes para realizar o transbordo da carga do navio para a balsa, permitindo assim que estas naveguem até Manaus”, avaliou.

Fotos: Bruno Leão

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