Evento em Manaus
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à SES-AM, participou na segunda-feira (1º/09) do seminário Pré-COP30 Diretrizes para o Enfrentamento da Mudança do Clima. O evento ocorreu no Espaço Rio Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus.
O seminário foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp). Além disso, contou com a parceria da Cosama e da Abes/AM.
Importância da participação da FVS-RCP
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a relevância da atuação da Fundação no processo de atualização das diretrizes:
“Contribuir com essa construção fortalece a preparação do Amazonas e do Brasil para enfrentar desafios que afetam a qualidade de vida da população.”
Por sua vez, o responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira, acrescentou:
“Discutir e refinar essas propostas é essencial para reduzir os impactos à saúde pública.”
As propostas discutidas no seminário serão encaminhadas para deliberação durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro.
Avanços em saneamento no Amazonas
Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, ressaltou a importância do encontro. Ele também falou sobre os desafios enfrentados no estado na área de saneamento.
O secretário destacou investimentos do governo junto às prefeituras e mencionou programas estratégicos. Por exemplo, o Prosamin+, em Manaus, promove obras de requalificação urbanística e saneamento básico. Além disso, foi construída a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Região Norte, localizada no bairro Educandos, beneficiando mais de 200 mil pessoas.
Conferência Global sobre Clima e Saúde
Em julho, a FVS-RCP participou da Conferência Global sobre Clima e Saúde 2025, em Brasília. O evento contou com 600 participantes de mais de 12 países e serviu como preparação para a COP30.
Durante a conferência, a Fundação integrou grupos de trabalho e contribuiu para a construção de políticas de adaptação do setor saúde. Além disso, auxiliou na elaboração do Plano de Ação em Saúde de Belém, que o Brasil apresentará na 30ª COP30.
Leia também
Focos de calor e desmatamento no Amazonas registram queda histórica em 2025