Tecnologia e Inovação – Empresas públicas ou privadas com base científica e tecnológica, sediadas no Amazonas, já podem submeter propostas ao Programa de Apoio à Startup Deep Tech para Inovação Científica e Tecnológica (Deep Tech Fapeam). As inscrições seguem abertas até o dia 19 de março, às 17h, conforme o edital nº 012/2026, lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Com investimento total de R$ 1 milhão, oriundo do Tesouro Estadual, o programa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento e a consolidação de startups deep tech no estado, estimulando a criação de soluções inovadoras de alto impacto científico e tecnológico.
O edital busca fomentar projetos voltados a setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável e econômico do Amazonas, como bioeconomia, sustentabilidade, saúde, sistemas alimentares, energia limpa, recursos hídricos, mudanças climáticas, agronegócio e indústria 4.0, entre outros.
A iniciativa prevê o apoio a até oito projetos de inovação, que deverão se enquadrar em uma das seguintes linhas temáticas:
-
Linha 1 – Tecnologias Digitais Avançadas, Indústria 4.0 e Sistemas Inteligentes;
-
Linha 2 – Transição Energética, Sustentabilidade e Tecnologias Climáticas;
-
Linha 3 – Agronegócio Sustentável e Tecnologias para Sistemas Produtivos Amazônicos;
-
Linha 4 – Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual.
As propostas devem ser submetidas exclusivamente de forma eletrônica, por meio do Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), mediante login e senha do proponente. Novos usuários devem realizar cadastro prévio no banco de pesquisadores da fundação. Além do formulário online, é obrigatória a anexação da documentação complementar exigida no edital.
Mais informações e acesso ao edital estão disponíveis no site oficial da Fapeam:
👉 https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-no-012-2026-programa-de-apoio-a-startup-deep-tech-para-inovacao-cientifica-e-tecnologica-deep-tech-fapeam/
Leia também:
Licenciamento ambiental no Amazonas passa a usar IA







