Mais de 60 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, da rede municipal de Manaus, participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – etapa estadual. Essa é a maior competição de robótica educacional do Brasil. O evento começou nesta quarta-feira, 13/8, e segue até quinta, 14/8, no Sesi Clube do Trabalhador, na zona Leste. Além dos estudantes, 16 professores de 19 escolas, localizadas em todas as zonas da cidade, também estão presentes.
Modalidades e desafios
Os alunos competem em quatro modalidades: Teórica, Robótica de Resgate Presencial – Nível 1, Robótica Virtual e Artística. A maior parte das equipes optou pela categoria Resgate Presencial. Nessa prova, é necessário programar robôs para localizar e resgatar objetos em uma pista repleta de obstáculos. Dessa forma, os participantes precisam unir raciocínio lógico, criatividade e cooperação.
Parcerias que tornaram a participação possível
A participação das escolas municipais só foi possível graças a um convênio institucional estratégico. A aquisição dos kits de robótica educacional Lego Spike Prime ocorreu por meio de parceria entre a Semed, o Sesi e a empresa Ardagh. Essa última doou os kits, o que permitiu que as escolas participassem da competição pela primeira vez. Além disso, essa colaboração fortalece a infraestrutura tecnológica das unidades de ensino, possibilitando a continuidade das atividades após o evento.
Incentivo à tecnologia na educação
O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Anézio Mar, destacou o compromisso da Prefeitura de Manaus com a inclusão digital. Segundo ele, eventos como a OBR permitem que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em projetos e ações de robótica. Por isso, a participação é uma oportunidade de alinhar as práticas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o ensino de computação integrado à educação básica.
Formação e resultados pedagógicos
A gerente em exercício da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Aldemira Câmara, ressaltou que a competição é um momento especial para mostrar o resultado das atividades pedagógicas realizadas nos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs). De acordo com ela, os professores receberam formações no GTE em parceria com o Sesi. Dessa forma, puderam aplicar técnicas atualizadas e utilizar os kits de robótica para integrar diferentes áreas do conhecimento, como matemática, língua portuguesa, geografia e história.
Experiência dos alunos
Para Gabriela Esteban, 13 anos, do 7º ano, participar da modalidade Resgate Presencial foi marcante. “É uma grande honra. Tivemos a oportunidade de explorar novas formas de comunicação, buscar soluções diferentes e aprender algo novo. Além da robótica, descobrimos o valor do trabalho em equipe. Essa, sem dúvida, foi a melhor parte da experiência”, afirmou.
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