Quem pediu isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já pode conferir se teve o pedido aprovado! A consulta está disponível na Página do Participante, com login via Gov.br.
Além disso, também já está no ar o resultado das justificativas de ausência para quem faltou no Enem 2024 e quer fazer a prova este ano sem pagar taxa.
Mas atenção: ter a isenção aprovada não significa que a inscrição está feita! Todos os interessados devem se inscrever no Enem 2025 entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O edital com todas as regras ainda será publicado pelo MEC.
Teve o pedido negado? Ainda dá tempo de recorrer!
Se a sua isenção ou justificativa foi negada, é possível entrar com recurso até sexta-feira (16), às 23h59, também pela Página do Participante.
Para recorrer, é necessário enviar a documentação exigida, como:
- Declaração ou histórico escolar de escola pública (ou como bolsista integral);
- Comprovação de inscrição no CadÚnico;
- Participação no programa Pé-de-Meia;
- Comprovação de matrícula na 3ª série do ensino médio em escola pública.
Importante: só serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2MB, assinados, datados e com nome completo do participante. Documentos autodeclaratórios ou assinados por terceiros não serão aceitos.
O resultado dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Quem tiver o recurso negado em definitivo deverá pagar a taxa de inscrição.
Por que o Enem é tão importante?
O Enem é a porta de entrada para diversas oportunidades no ensino superior no Brasil e até no exterior! Com a nota, você pode tentar vaga pelo Sisu, Prouni, Fies e até em universidades de Portugal que têm parceria com o Inep.
Leia também: Suframa visita empresa que promove geração de empregos