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Home TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Emissões de CO² por veículos pesados aumentam 30%, aponta documento

Programa das Nações Unidas pede regulamentação ambiciosa

Invest Amazônia por Invest Amazônia
22 de fevereiro de 2024
em TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
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Emissões de CO² por veículos pesados aumentam 30%, aponta documento
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Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) aponta que as emissões de dióxido de carbono (CO2), produzidas por veículos pesados, aumentaram 30% desde 200. O documento pede a “regulamentação ambiciosa” para reduzir essa poluição.

“Os caminhões e ônibus contribuem para o crescimento econômico em quase todo o mundo, mas são necessárias regulamentações ambiciosas para travar suas emissões, que geram impactos ambientais e na saúde”, diz o chefe da Unidade de Mobilidade Sustentável do Pnuma, Rob de Jong, no documento.

A instituição lembra que os veículos pesados são responsáveis por mais de 40% das emissões de óxido de azoto (poluente atmosférico) nas estradas.

Esses meios de transportes são, segundo o documento, responsáveis por 60% das partículas abaixo de 2,5 mícrons (um mícron corresponde à milésima parte do milímetro), que podem causar problemas cardíacos e pulmonares nas pessoas, além de 20% do carbono negro, formado pela combustão incompleta dos combustíveis utilizados.

Longo Prazo

O relatório alerta que a utilização de veículos pesados deverá continuar a subir “consideravelmente devido ao aumento das atividades econômicas e à necessidade de transportar pessoas e mercadorias”.

O problema é particularmente grave nos países em desenvolvimento, que dependem da importação de veículos pesados, usados muitas vezes em mau estado de conservação, poluentes e inseguros.

Não existem países com requisitos mínimos para a exportação de veículos pesados, de acordo com o relatório, que também conclui que a regulamentação em mais da metade dos países importadores é “fraca” ou “muito fraca” e está sendo aplicada de forma inadequada.

Nesse contexto, “é uma responsabilidade partilhada dos países importadores e exportadores garantir que os veículos usados mais limpos e mais seguros estejam disponíveis nas estradas dos países em desenvolvimento”, estabelecendo “normas mínimas”.

Energia Limpa

Dados citados no documento mostram que a grande maioria dos caminhões e ônibus registrados na União Europeia são a diesel, fato que leva o Pnuma a recomendar mudanças para tecnologias mais limpas em alguns veículos.

“A introdução de tecnologias mais limpas nos ônibus pode ser importante fator da revolução global em direção a transportes com baixas emissões e, em última análise, com emissões zero”, afirmou De Jong.

O relatório baseia-se em dados de exportação do Japão, da União Europeia e da Coreia do Sul, que, em conjunto, representam cerca de 60% do mercado de exportação de veículos pesados novos e usados para 146 países, predominantemente de baixo e médio rendimentos.

O Pnuma admite que o relatório é limitado pela falta de dados públicos disponíveis dos Estados Unidos, que não separam as exportações de veículos novos e usados, e da China, um exportador emergente.

Leia também: https://www.investamazonia.com.br/credito-rosa-oferece-financiamentos-a-empreendedoras/

Tags: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambienteregulamentação ambiciosa

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