Fapeam lança edital Aqua CT&I para pesquisas sobre recursos hídricos e mudanças climáticas
Lançamento do programa
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), abriu nesta segunda-feira (25/08) as inscrições para o Programa de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação Aplicada aos Recursos Hídricos e às Mudanças Climáticas Extremas – Aqua CT&I/Fapeam (edital nº 014/2025).
A iniciativa inédita tem como objetivo apoiar a criação e o aprimoramento de tecnologias voltadas à pesquisa e inovação em recursos hídricos. Além disso, busca prevenir os impactos da variabilidade climática sobre os sistemas hídricos e promover o uso eficiente da água no Amazonas.
Linhas temáticas
Os projetos devem se enquadrar em uma das quatro linhas:
-
Linha 1: Monitoramento e Gestão Inteligente de Recursos Hídricos
-
Linha 2: Tecnologias para Adaptação às Mudanças Climáticas
-
Linha 3: Qualidade da Água e Tecnologias de Tratamento
-
Linha 4: Educação, Governança e Cidadania Hídrica
Investimento
O edital prevê investimentos de R$ 1,3 milhão, oriundos do orçamento da Fapeam e do Tesouro Estadual. Assim, o programa pretende apoiar até 10 propostas, cada uma com prazo de execução de 18 meses.
Quem pode participar
Podem concorrer pesquisadores que possuam título de mestrado ou doutorado. As propostas devem ser submetidas em formulário on-line até 13 de outubro, às 17h (horário de Manaus). O envio deve ser feito exclusivamente pelo Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam): www.fapeam.am.gov.br.
Para acessar a plataforma, os pesquisadores precisam utilizar login e senha já cadastrados. No caso de novos usuários, será necessário realizar cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam.
Além do formulário eletrônico, o candidato deve anexar toda a documentação complementar exigida no edital.
Informações adicionais
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: deap@fapeam.am.gov.br.
O edital completo está disponível em: Acesso à Chamada Pública.
Leia também
Congresso Amazônico de Direito à Educação: Semed apresenta projetos de inclusão e inovação em Manaus