Em São Paulo de Olivença, a 985 quilômetros de Manaus, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) capacitou 25 agricultores familiares. Eles participaram do curso “Boas Práticas na Fabricação de Derivados de Mandioca”. A ação encerrou no domingo (09/11) e integra o Projeto Prioritário (PP) da Mandioca.
O técnico da Unidade Local do Idam no município, Elian Eric Martins, explicou que a capacitação ensina os produtores a melhorar a qualidade dos produtos. O objetivo é fortalecer a comercialização no mercado local.
“A capacitação focou na melhoria da farinha. Também abordamos a lavagem das raízes, trituração, prensagem e escaldamento da massa”, afirmou Elian. Ele acrescentou que o curso ensinou a produção de farinha de mandioca, tapioca, beijus, queijo de mandioca, bolos, cremes e farinhas saborizadas.
A extensionista da Gerência de Apoio à Produção Vegetal (GPV), Elcina de Lima da Silva, conduziu o treinamento. A atividade ocorreu no sítio Adamor Carvalho, no km 1 da Estrada do Bonfim.
O curso reuniu agricultores de quatro associações rurais: Arel-Shaday, Agroexspo, Asproluz e Monte das Oliveiras.
Leia também
Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro no Amazonas fortalece políticas do setor







