Oportunidade de crescimento
“Oportunidade de crescimento”. É assim que a empreendedora Jennifer Andrade, de 22 anos, define o Crédito Rosa, programa criado pelo Governo do Amazonas há três anos para fortalecer a autonomia financeira de mulheres empreendedoras.
Contemplada no início de setembro, Jennifer afirma que o benefício está sendo essencial para a ampliação de seus negócios. Antes, trabalhava apenas com bolsas femininas. Agora, adquiriu maquiagens, sandálias personalizadas, relógios de pulso e garrafas térmicas para água.
“O dinheiro foi uma solução. Me permitiu enxergar um novo horizonte e, com isso, estou oferecendo uma quantidade maior de produtos para todos os meus clientes”, afirmou.
Expansão do negócio
Jennifer elogiou a iniciativa do Governo do Amazonas de incentivar o empreendedorismo feminino. Segundo ela, atitudes assim são essenciais para qualquer mulher que deseja crescer em seus negócios.
“O processo de expansão da minha loja foi demorado, mas agora, com a ajuda do Crédito Rosa, pude dar uma alavancada imensa. Meu negócio está tendo maior visibilidade. Só tenho a agradecer”, declarou.
A trajetória de Jennifer começou há pouco mais de dois anos, vendendo bolsas em sua própria casa. Aos poucos, ampliou seu estoque. Hoje, após receber o crédito, conseguiu alugar um ponto comercial e montar sua lojinha de variedades, atendendo clientes até no interior do Amazonas.
“Sempre tive o desejo de comercializar uma variedade de produtos, o que estou conseguindo fazer agora, inclusive vendendo por atacado para o interior”, enfatizou.
Compromisso governamental
Administrado pela Seas (Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome), em parceria com a Afeam, o Crédito Rosa fortalece o empreendedorismo feminino e a autonomia das amazonenses. O programa oferece crédito acessível para investir, expandir ou modernizar negócios próprios.
A secretária da Seas, Kely Patrícia, destaca a importância do programa na construção da independência financeira das mulheres.
“Ações como essa reforçam o trabalho da gestão estadual em ampliar oportunidades e valorizar o protagonismo feminino no mercado. Além de gerar emprego e renda, contribuem para o desenvolvimento econômico em diversas regiões do Amazonas”, sintetizou.
Valores e aplicações
Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, de acordo com análise de crédito. O recurso pode ser usado para:
-
Implantação e manutenção da atividade produtiva;
-
Ampliação e modernização do negócio;
-
Aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios.
Leia também
Primavera dos Museus Manaus 2025: Cultura e Mudanças Climáticas