Como forma de incentivar o pensamento científico e ampliar o cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (17/7), mais uma edição do “Circuito Ambiental”.
Atividades educativas no Manauara Shopping
A ação reuniu estudantes do 4º ano da Escola Municipal Aderson Pereira Dutra. Eles participaram de atividades educativas no Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
Durante o circuito, os alunos fizeram um tour guiado pelas instalações sustentáveis do shopping. Inicialmente, visitaram o Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), onde está em cartaz a exposição “Dos Fósseis ao Plástico: A Linha Cronológica da História Natural da Vida no Planeta Terra”.
Sustentabilidade na prática
Em seguida, os estudantes conheceram a horta comunitária instalada na Garagem 8. Lá, aprenderam sobre o plantio de hortaliças e o processo de compostagem. Enquanto isso, monitores explicavam a importância da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Por fim, o grupo visitou o Buritizal, uma área preservada com vegetação nativa localizada dentro do próprio shopping. Dessa forma, os alunos tiveram contato direto com a natureza e puderam observar a diversidade da flora local.
Aprendizado além da sala de aula
Segundo o responsável pelo Ecam, Marzílio Pereira, o objetivo é mostrar que é possível aliar educação e sustentabilidade em ambientes comerciais.
“O Circuito Ambiental mostra como o Manauara trabalha a sustentabilidade. Os alunos visitam a exposição, conhecem a horta e aprendem sobre compostagem. Finalizam no Buritizal, onde entendem, na prática, a importância da preservação ambiental”, destacou Marzílio.
Além disso, ele reforçou que a experiência incentiva os estudantes a desenvolverem um olhar mais consciente em relação ao meio ambiente.
Um passeio inesquecível
A professora da turma, Margarida Ribeiro, também enfatizou a relevância da atividade. Para muitos alunos, essa foi a primeira oportunidade de sair da escola e explorar outros ambientes de aprendizado.
“Elas estão adorando, porque muitas nunca tinham saído nem da escola. Estão achando tudo incrível. Inclusive, a experiência foi enriquecedora também para os adultos. Gostei muito da ação”, comentou a professora.
Meio ambiente em foco
A aluna do 4º ano, Melyssa Dias, relatou o quanto gostou da visita. Segundo ela, aprender fora da sala de aula tornou tudo ainda mais especial.
“Eu achei a experiência muito legal, porque nunca tive a oportunidade de conhecer tantas coisas assim. Gosto muito da parte dos animais, principalmente os marinhos. Lá, consigo aprender e memorizar bem rápido, até o nome dos dinossauros. Foi como uma viagem para mim, adorei o convite”, disse Melyssa, entusiasmada.
Leia também
Projeto São Pedro Citrus impulsiona integração entre agroindústria e comércio no Norte