TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – O mercado brasileiro de ônibus elétricos segue em expansão em 2026. Entre os meses de janeiro e maio, foram emplacadas 311 novas unidades no país, um crescimento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 272 veículos. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O avanço foi ainda mais expressivo no mês de maio. Foram 132 novos ônibus elétricos colocados em circulação, frente às 24 unidades registradas no mesmo mês do ano anterior, o que representa um aumento de 450%.
Vendas já superam o desempenho de anos anteriores
Segundo a ABVE, o desempenho dos cinco primeiros meses de 2026 já supera o total de ônibus elétricos vendidos durante todo o ano de 2024, quando foram comercializadas 302 unidades.
O volume também corresponde a 36,8% das 844 unidades entregues ao longo de 2025, demonstrando a aceleração do processo de eletrificação do transporte coletivo no país.
A associação ressalta que os 500 ônibus elétricos entregues na cidade de São Paulo no dia 21 de junho ainda não estão incluídos nesse levantamento, o que indica que os números finais poderão ser ainda maiores.
Na avaliação da entidade, o setor começa a deixar a fase de projetos-piloto para consolidar uma operação em maior escala, impulsionada por investimentos públicos, ampliação da produção nacional e maior adesão de grandes centros urbanos.
Produção nacional domina o mercado
A indústria brasileira responde praticamente pela totalidade da produção de ônibus elétricos comercializados neste ano.
Dos 311 veículos emplacados até maio, 308 foram fabricados no Brasil, representando cerca de 99% do mercado. Apenas três unidades foram importadas.
Atualmente, oito fabricantes oferecem 20 modelos de ônibus elétricos no país, sendo que seis dessas empresas produzem seus veículos em território nacional.
Programas públicos impulsionam eletrificação
O crescimento do segmento também é atribuído aos investimentos realizados pelo poder público para renovar a frota do transporte coletivo.
Entre as iniciativas está o Novo PAC, que prevê recursos para a aquisição de 2.296 ônibus elétricos em diversas cidades brasileiras.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também fortalece esse movimento. A instituição já aprovou R$ 4,5 bilhões em financiamentos destinados a projetos de eletrificação do transporte coletivo, contemplando a compra de aproximadamente 2 mil veículos.
Outro fator que estimula o setor é a ampliação do programa Move Brasil, que passou a incluir ônibus e micro-ônibus em uma linha de crédito de R$ 21,2 bilhões. O financiamento prioriza critérios relacionados à sustentabilidade e à fabricação nacional, incentivando a expansão da indústria brasileira e a modernização do transporte público.
Continue acompanhando nosso portal para conferir as principais notícias sobre mobilidade, tecnologia, sustentabilidade, economia e inovação no Brasil e no Amazonas.
Leia também:
Carros elétricos produzidos no Brasil ganham espaço e chegam a 39% das vendas







