CULTURA – A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), realizou nos dias 23 e 24 de junho a primeira edição do projeto “Ciclos Culturais” no porto de Manaus, localizado na região central da capital.
A ação acompanhou o intenso fluxo de passageiros que embarcavam para o Festival de Parintins, oferecendo uma programação cultural com apresentações musicais, dança, exposição de artesanato e atividades de conscientização social.
Durante os dois dias do evento, artistas locais levaram ao público manifestações culturais que destacam a identidade amazonense, enquanto artesãos tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos. A iniciativa contribuiu para o fortalecimento da economia criativa, ampliando a visibilidade dos trabalhadores da cultura e gerando novas oportunidades de renda.
Além das atrações artísticas, a programação incluiu uma campanha de conscientização sobre o combate à violência contra crianças e adolescentes. Equipes realizaram a distribuição de materiais informativos aos viajantes que passaram pelo terminal portuário, aproveitando o grande movimento registrado no período.
A presidente do Concultura, Janayna Vasconcellos, destacou a importância da parceria para a valorização da cultura local e ampliação dos espaços destinados às manifestações artísticas.
“Essa ação representa o início de uma importante parceria com o Sest/Senat. Estamos promovendo a democratização da cultura, valorizando os artistas locais, criando oportunidades de geração de renda e aproximando a arte da população”, afirmou.
O gestor do Sest/Senat, Welton Flexa, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa e a importância da integração entre as instituições.
“Já desenvolvemos ações em parceria com o porto de Manaus há três anos, e agora contamos com a participação do Concultura, fortalecendo toda a cadeia produtiva cultural e impulsionando a economia criativa”, destacou.
A receptividade do público foi um dos destaques da programação. Entre embarques e despedidas, passageiros aproveitaram as apresentações culturais, registraram momentos especiais e prestigiaram o trabalho dos artistas e artesãos presentes.
O turista Arthur Souza, de 27 anos, natural de Coari, elogiou a iniciativa antes de seguir viagem para Parintins.
“Estou adorando esse ambiente alegre e contagiante. É uma experiência muito positiva antes mesmo de chegar ao festival”, comentou.
Com o sucesso da primeira edição, o projeto “Ciclos Culturais” se consolida como uma importante ferramenta de valorização da cultura amazonense, incentivo à economia criativa e ampliação do acesso da população às manifestações artísticas locais.
Leia também:







