Transição Energética – Dois países, Brasil e Colômbia deram um novo passo na consolidação de uma agenda conjunta de inovação ao formalizar uma parceria voltada à transição energética urbana e ao desenvolvimento de cidades inteligentes na América Latina. A cooperação reúne centros de pesquisa, universidades e uma operadora de transporte público colombiana, com foco em soluções aplicadas para o setor elétrico e a mobilidade sustentável.
O eixo estruturante da iniciativa é o Future Grid, Centro de Competência credenciado pela Embrapii e liderado pelo Lactec, que atua como articulador técnico e institucional do consórcio binacional.
O objetivo da parceria é integrar capacidade científica, experiência operacional e dados reais para acelerar o desenvolvimento de tecnologias em redes elétricas inteligentes (Smart Grids), eletromobilidade e sistemas energéticos avançados, com aplicação direta em ambientes urbanos.
O projeto já resultou na assinatura de convênios entre o Lactec e duas instituições de ensino superior da Colômbia: a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad EAFIT. As universidades atuarão de forma integrada em pesquisas conjuntas, intercâmbio de pesquisadores, orientação acadêmica e uso compartilhado de laboratórios.
Com foco em inovação aberta, transferência de tecnologia e capacitação técnica, a cooperação posiciona Brasil e Colômbia como protagonistas na construção de uma agenda regional voltada à energia limpa, mobilidade sustentável e cidades inteligentes.
Para o setor B2B, a iniciativa cria oportunidades concretas para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, modelos de negócio inovadores e maior integração entre ciência, mercado e poder público, fortalecendo o ecossistema de inovação energética na América Latina.
*Com informações Canal Solar
Leia também:
Porsche aposta em produção europeia para novo Cayenne elétrico







