O Governo do Pará anunciou uma medida para estimular o uso de veículos elétricos e a adoção de tecnologias limpas no estado. O governador Helder Barbalho sancionou, nesta terça-feira (28), no Palácio dos Despachos, a Lei Estadual nº 11.233/2025, que isenta do pagamento do IPVA os veículos elétricos com valor de até R$ 150 mil.
A iniciativa busca incentivar a compra de automóveis sustentáveis e fortalecer o mercado de mobilidade limpa. Segundo o governador, a ação também reconhece o bom comportamento no trânsito.
“Estamos estimulando a compra de carros elétricos no Pará. A lei garante isenção total do IPVA para veículos de até R$ 150 mil e também amplia o benefício para motos de até 200 cilindradas. Queremos incentivar o cidadão a renovar sua frota e premiar quem respeita as leis de trânsito”, destacou Helder Barbalho.
Além dos carros elétricos, o benefício inclui motocicletas e motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas. Para receber a isenção, o proprietário não pode ter outro veículo registrado em seu nome.
O desconto será progressivo e vai depender do histórico de infrações. Quem não recebeu multas nos últimos dois anos terá 100% de isenção. Motoristas com uma multa no último exercício terão 50% de desconto, e os demais 30%.
Durante o evento, o governo também anunciou uma linha de crédito especial do Banpará para a compra de veículos elétricos e híbridos. O programa é destinado a pessoas físicas e pretende facilitar o acesso da população a meios de transporte menos poluentes.
Além disso, o banco vai oferecer condições especiais de financiamento. As informações estão disponíveis nas agências do Banpará, presentes nos 144 municípios paraenses, e no site banpara.b.br.
Com a nova lei, o Pará se junta a outros estados que apostam na mobilidade elétrica como alternativa sustentável. A medida reforça o compromisso do governo estadual com a preservação ambiental e com o desenvolvimento de um transporte mais limpo e acessível.
Leia também
Educação indígena em Manaus valoriza tradições do povo Sateré-Mawé
 
								






