COP30 com foco na implementação
“A ideia é que a COP30 seja de implementação e que, do ponto de vista da saúde, tenhamos ações mais efetivas”, afirmou Ethel Maciel, enfermeira, epidemiologista especialista em doenças infecciosas e Enviada Especial para a Saúde da COP30.
O Plano de Ação para a Saúde de Belém será lançado oficialmente em 13 de novembro e busca mobilizar a comunidade global em prol de sistemas de saúde resilientes e ambientalmente sustentáveis. Além disso, haverá dois relatórios complementares: sobre evidências e participação social.
Três pilares do plano de saúde
Segundo Ethel Maciel, o plano se organiza em três eixos:
-
Vigilância e Monitoramento – fortalece sistemas para antecipar impactos de eventos climáticos. Por exemplo, o Rio de Janeiro conseguiu integrar dados de clima e saúde para prever aumento de atendimentos durante temperaturas acima de 40ºC e níveis elevados de poluição.
-
Políticas Baseadas em Evidências – inclui qualificação de profissionais de saúde para emergências climáticas e adequação da infraestrutura. Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, unidades de saúde precisaram adaptar armazenamento de vacinas e entrega de medicamentos sem exigir documentação física.
-
Inovação e Produção – foca em soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais da produção tecnológica em saúde, incluindo o uso de plásticos.
Experiências brasileiras e o SUS
O Brasil possui um diferencial: o Sistema Único de Saúde (SUS), o maior sistema público do mundo, com 35 anos de experiência. Dessa forma, o país pode liderar exemplos práticos para enfrentar efeitos da mudança do clima, como enchentes, secas e queimadas.
Os agentes comunitários de saúde e de endemias desempenham papel essencial, observando condições adversas, como animais mortos suspeitos, e evitando que vírus se espalhem.
Enviados Especiais da COP30
A presidência da COP selecionou 29 Enviados Especiais — 22 nacionais e 7 internacionais — para engajar setores prioritários e servir como canal direto com a presidência da conferência. Assim, é possível acelerar o fluxo de informações e apresentar demandas de forma eficiente.