Sessão de Alto Nível sobre energia limpa
A identificação de ações práticas necessárias para inaugurar uma nova era de abundância de energia renovável foi tema debatido nesta segunda-feira (22/9), na Semana do Clima em Nova York. Durante a sessão de Alto Nível sobre Abundância de Energia Renovável, chefes de governo, executivos do setor privado e financiadores da sociedade civil discutiram políticas para aumentar a capacidade renovável e superar obstáculos tecnológicos.
Experiência brasileira
Para o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, associar energias renováveis a outras agendas é um passo importante.
“Em termos de segurança, justiça e independência energética, há muitos elementos novos que permitem preços mais baixos, tecnologias mais simples e crescimento por meio de infraestrutura mais fácil de instalar”, disse.
Corrêa do Lago também destacou a experiência do Brasil: começamos com hidrelétricas, depois passamos para solar e eólica. Assim, o país consolidou um histórico de energia limpa e confiável.
Compromisso da indústria
O evento evidenciou o compromisso da indústria em acelerar infraestrutura de zero emissões. Consequentemente, as tecnologias renováveis estão criando uma nova era de prosperidade global, inovação, competitividade e resiliência, ao mesmo tempo em que reduzem custos de energia para empresas e comunidades.
Transição energética global
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou o avanço da transição energética.
“Em 2024, quase dois trilhões de dólares foram investidos em energia limpa em todo o mundo. Para cada euro gasto em combustíveis fósseis, mais de dois foram destinados à energia limpa. O argumento econômico é claro”, ressaltou.
Ela enfatizou que a transição deve ser conjunta entre governos e indústrias. Portanto, é necessário fornecer garantias e ferramentas de compartilhamento de riscos para investimentos em larga escala.
Visão de líderes internacionais
O primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davis, afirmou que substituir combustíveis fósseis por energia renovável não compromete a propriedade, mas é essencial para um futuro próspero.
“Cada painel instalado e cada rede elétrica moderna nos aproxima de um mundo onde a abundância de energia é real. A questão não é perfeição, mas progresso.”
Bruce Douglas, CEO da Global Renewables Alliance, complementou:
“Eliminar gradualmente combustíveis fósseis e fornecer energia renovável em abundância cria prosperidade, estabilidade e segurança energética. Precisamos agir agora, juntos.”
Eficiência econômica das renováveis
André Corrêa do Lago ressaltou que energias renováveis já fazem sentido econômico e devem chegar a países com grande potencial ainda não explorado. Andrew Forrest, presidente da Fortescue, reforçou:
“Energia verde é financeiramente sensata. Devemos construir parcerias globais que unam inovação, governos e indústria para rápida descarbonização e prosperidade.”
Mike Rann, presidente do Conselho do Climate Group, concluiu:
“Energias renováveis não são apenas uma corrida climática; são uma oportunidade de impulsionar excelência econômica e lucros futuros. O futuro é inevitavelmente limpo.”
Leia também
Crédito Rosa Amazonas 2025 fortalece empreendedorismo feminino