Atualização vacinal é essencial para visitantes
A Prefeitura de Manaus alerta os participantes da COP 30, que será realizada em Belém (PA), sobre a importância de manter a vacinação em dia. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que os usuários compareçam a uma das mais de 170 salas de imunização da rede municipal. Dessa forma, é possível prevenir a transmissão de doenças durante o evento.
Riscos de transmissão e grupos prioritários
Segundo Isabel Hernandes, gerente de Imunização da Semsa, o grande fluxo de visitantes internacionais pode aumentar o risco de doenças infecciosas, como Covid-19 e sarampo. Portanto, atualizar a caderneta de vacinação protege tanto os viajantes quanto a população local.
Além disso, trabalhadores de embarcações de turismo e transporte entre Amazonas e Pará também devem manter os esquemas vacinais completos, já que terão papel relevante na conferência. O ideal é que busquem atendimento pelo menos 14 dias antes da viagem, garantindo assim a resposta adequada do sistema imunológico.
Vacinas recomendadas para adultos
Para adultos de 25 a 59 anos, as vacinas recomendadas são:
-
Hepatite B
-
Febre amarela
-
Difteria e tétano
-
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Ainda, quem não recebeu todas as doses precisa completar o esquema. Algumas vacinas, como difteria e tétano, exigem reforços a cada dez anos.
Para a Covid-19, é recomendado receber uma dose adicional para reforço, especialmente para os grupos prioritários, inclusive:
-
Pessoas com 60 anos ou mais
-
Gestantes e puérperas
-
Indígenas, quilombolas e ribeirinhos
-
Pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades
-
Trabalhadores da saúde, do sistema prisional e dos Correios
-
Pessoas em situação de rua
-
Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
Vacinação gratuita pelo SUS
Todos os imunizantes do calendário nacional são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas estão disponíveis em mais de 170 salas de vacinação da Semsa, distribuídas por todas as zonas da capital.
No caso da Covid-19, a aplicação ocorre em 62 unidades de saúde da rede municipal. Consequentemente, a população pode se proteger de forma eficaz e segura.
Como se vacinar
Confira endereços, horários e locais de atendimento no site da Semsa:
www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao
Lembre-se de levar:
-
Documento oficial com foto
-
CPF ou cartão do SUS
-
Cartão de vacina, se houver
Por isso, organize sua ida com antecedência e garanta proteção para você e para os demais durante a COP 30.
Leia também
Diversidade de dípteros amazônicos revela 50 novas espécies em coleções científicas