Creche Magdalena Arce Daou realiza ação de combate às queimadas e reflorestamento
Pais, responsáveis e crianças da creche municipal Magdalena Arce Daou, no bairro Santa Luzia, em Manaus, participaram, na sexta-feira (8/8), de uma importante ação ambiental. Eles ajudaram no combate às queimadas urbanas e no reflorestamento da orla do Igarapé do 40 (Boca do Imboca), plantando mudas arbóreas. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além disso, contou com a parceria de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima). Também, a comunidade local esteve envolvida no evento.
Projeto educativo une comunidade escolar e meio ambiente
A atividade integra o projeto “As mudanças climáticas e as infâncias periféricas propostas para adiar o fim do mundo”, desenvolvido pela creche. Dessa forma, toda a comunidade escolar participa da iniciativa. Na ocasião, as crianças plantaram 50 mudas de árvores nativas da região, como munguba, jatobá, pata-de-vaca, acerola, cajueiro e jambeiro.
Maria Raquel Santos, coordenadora do projeto, destacou o empenho da creche. “Estamos engajados no combate às queimadas e no reflorestamento da orla do igarapé do 40, que é o nosso território. Portanto, atuamos em parceria com a Semmasclima e com toda a comunidade local. Também recebemos apoio de escolas estaduais, da ‘Casinha de Saúde’ e de diversos serviços. Além disso, destaco, principalmente, a participação das famílias, que têm sido fundamentais nessa iniciativa.”
Trabalho conjunto para garantir o futuro da comunidade
Raimundo Gomes de Araújo, assessor técnico da equipe de arborização da Semmas, ressaltou o valor do trabalho com as crianças. “Envolvemos toda a comunidade escolar, professores, crianças e colaboradores nesse processo de arborização. Plantamos mudas que trarão sombra, flores e frutos para o espaço. De fato, a participação ativa das crianças é muito significativa. Talvez agora elas não entendam totalmente, mas no futuro, essa experiência será fundamental para a formação delas. Portanto, o meio ambiente agradece, e essas crianças serão nossos protetores ambientais amanhã.”
Família e comunidade reforçam a importância da ação
Adriana Azevedo, universitária e tia da aluna Maite Valentina Silva, 3 anos, elogiou a ação. “Este evento é muito importante para que as crianças cresçam com consciência ambiental. Além disso, é um momento para conscientizar as pessoas sobre a preservação do nosso igarapé.”
No final da programação, a creche distribuiu 250 mudas de plantas arbóreas, medicinais e frutíferas para a comunidade, pais e responsáveis pelos alunos.
Leia também
Projeto Juçara Kids: Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas de Manaus