Pesquisar
Close this search box.
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
Menu
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
Menu
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  • INDÚSTRIA
  • COMÉRCIO
  • BIOECONOMIA
  • SERVIÇOS
  • EVENTOS
  • EDUCAÇÃO
  • PODCAST
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS

Cotação do Dolar

Dólar Hoje
Home COMÉRCIO

O que o cenário de inflação e juros altos continuados pode reservar ao e-commerce brasileiro?

Haroldo Medeiros por Haroldo Medeiros
3 de novembro de 2023
em COMÉRCIO, DESTAQUE
Tempo de leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
O que o cenário de inflação e juros altos continuados pode reservar ao e-commerce brasileiro?
0
VISUALIZAÇÃO
FacebookShare on TwitterWhatsapp

Quem viveu o fim da década de 1980 e o início dos anos 1990 sabe muito bem o que assustava as famílias brasileiras. O dragão da inflação queimava a renda das pessoas – a ponto de obrigar a comprar tudo no mesmo dia em que se recebia o salário, porque no dia seguinte o valor já não seria suficiente para adquirir os mesmos itens com aquele dinheiro.

Felizmente, hoje não vivemos uma época tão extrema como há 30 anos. Entretanto, o aumento contínuo dos preços há meses incomoda grande parte da população brasileira e ameaça o crescimento de uma modalidade de negócio do varejo que não existia naquele período: o e-commerce.

O problema é que, dessa vez, a inflação está ameaçando um setor que conseguia crescer mesmo diante de um cenário macroeconômico adverso, que incluiu pandemia, guerra na Rússia e Ucrânia e instabilidades econômicas internas dos mais variados tipos ao longo da última década. Em 2022, as vendas do e-commerce, em média, foram estáveis em relação aos patamares de 2021. E 2023, até o momento, vem tendo desempenho similar.

Mas, fica o questionamento: como seria o desempenho se a variação dos preços estivesse controlada? Afinal, esse aumento repentino nos valores de produtos e serviços impacta no varejo como um todo – ecossistema do qual o e-commerce também faz parte.
Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), desde o ano passado quase 80% das famílias brasileiras apresentam algum grau de inadimplência, ou seja, deixaram de pagar dívidas que possuíam. Esses patamares são recordes históricos, e com a taxa-base de juros da economia ao redor dos 13%, fazem com que a renda média disponível para consumo seja muito baixa.

Não é preciso ser um expert em economia para perceber que a conta não fecha. A inflação impactou no consumo das classes B, C e D, justamente os grupos que puxaram o acelerado crescimento do e-commerce nos últimos anos.

Essa alta dos preços afeta o varejo como um todo e consequentemente traz novos desafios para as empresas que atuam digitalmente. A necessidade de personalização da experiência e o aumento da perspectiva de valor em seus produtos e serviços são itens mais do que obrigatórios a partir de agora. Afinal, quando tudo está caro, é preciso mostrar ao consumidor que os preços compensam porque há qualidade – principalmente de serviço.

Mas a conta para chegar a isso não vai ser fácil. A inflação não aumenta os preços apenas para o consumidor, mas para o próprio varejista. Os insumos também estão mais caros e outros fatores também impactam no desempenho, como o preço dos combustíveis, que naturalmente eleva o frete, e as questões tributárias – tão necessárias de solução, mas ainda em discussão no âmbito das negociações da reforma tributária no Congresso Federal.

Não é possível ao varejista repassar todos esses gastos para seus clientes, mas também não dá para comprimir a margem de lucro para não correr riscos na operação. Quem for mais criativo e inovador certamente vai conseguir se destacar.
A alta da inflação é um problema grave para o desenvolvimento econômico de qualquer setor. No caso do varejo, sua influência é ainda mais gritante por lidar justamente com o poder de compra dos consumidores.

O comércio eletrônico precisa aproveitar o cenário de transformação digital para minimizar os impactos nas lojas virtuais e garantir a competitividade dessas operações como um todo.O período de festas, que se inicia com força agora a partir de outubro, bem como a perspectiva de melhora (mesmo que leve) nos indicadores macroeconômicos do país, poderá trazer novidades positivas neste final de ano para o setor. Mas ainda é tempo de equilíbrio e muito foco em excelência operacional, para que as vendas ocorram de forma saudável e sustentável, pensando em uma perspectiva de longo prazo.

De minha parte, entendo que essa crise servirá mais uma vez para fortalecer as empresas com fundamentos mais sólidos, e deixará resultados muito positivos para quem estiver aproveitando a oportunidade para implementar melhores práticas de gestão financeira e inovações voltadas à excelência na gestão do relacionamento com o cliente. Fernando Moulin é Partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente. E-mail: fernando.moulin@sponsorb.com.br

Sobre Fernando Moulin

Natural de Volta Redonda (RJ), Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente, além de ser um dos pioneiros do Marketing Digital/CRM no país. Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negócios em diversas instituições internacionais, como Kellogg/NorthWestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido) e Lingnan University (China). Tem mais de 20 anos de experiência na função de executivo em grandes organizações, como Telefônica/Vivo, Cyrela, Nokia, Pão de Açúcar, Claro, Citibank, entre outros. Cofundador da Malbec Angels, mentor de startups e advisor estratégico, também é palestrante profissional e professor de disciplinas ligadas a suas áreas de expertise em instituições como a ESPM, o INSPER e a Live University, além de ser colunista de diversos veículos importantes de mídia e jurado de diversas premiações de mercado. Atualmente, é partner da Sponsorb, consultoria boutique de business performance. Para mais informações, acesse: www.linkedin.com/in/fernandomoulin/ ou veja a palestra no TEDxSP: https://www.youtube.com/watch?v=6tUJuZopcsA

Posts Relacionados

Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

Prêmio United Earth Amazônia

16 de fevereiro de 2023
Prefeitura sensibiliza permissionários feiras
COMÉRCIO

Permissionários feiras combate ao desperdício

16 de fevereiro de 2023
Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte
DESTAQUE

Dólar e juros sobem na abertura, Ibovespa cai forte

22 de fevereiro de 2023
1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia
DESTAQUE

1ª edição do Prêmio United Earth Amazônia

23 de fevereiro de 2023
DESTAQUE

Manaus é sede da primeira Edição do Prêmio “United Earth Amazônia”

24 de fevereiro de 2023
Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra
DESTAQUE

Lançamento de escultura do Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra

27 de fevereiro de 2023
Please login to join discussion

Cadastre-se

Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre à frente das notícias, projetos e negócios promissores na Amazônia.

    MAIS LIDAS

    • Preservando a Amazônia: Soluções Sustentáveis para Combater as Queimadas

      Preservando a Amazônia: Soluções Sustentáveis para Combater as Queimadas

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Potencial Energético na região Amazônica

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Ulisses Tapajós: Trajetória de Sucesso e Determinação

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Coworking tem salas gratuitas para população em Manaus

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Orientações aos visitantes do mirante Lúcia Almeida é oferecido no espaço

      0 shares
      Compartilhar 0 Tweet 0

    Siga-nos

    Instagram Facebook Linkedin Youtube

    Institucional

    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
    • FALE CONOSCO

    INVEST AMAZÔNIA BRASIL

    COPYRIGHT – 2024

    plugins premium WordPress
    Shares