Ao todo, 35.199 pessoas se inscreveram nos 22 estados e 26 cidades para o evento até o momento. A corrida é organizada e tem o apoio do Conselho Nacional do SESI e do Departamento Nacional do SESI.
A gerente executiva de Saúde do SESI Tocantins, Janaína Aragão, afirma que mesmo com a prática conhecida na cidade, a ação conjunta foi importante para a visibilidade do evento.
“A corrida no Estado do Tocantins já fazia parte do circuito estadual da modalidade, e sempre foi um evento muito aguardado pela população e industriários em geral. A integração dos regionais aumentou o engajamento dos participantes e trouxe robustez ao evento”, conta Janaína sobre o evento que espera a participação de 1.200 pessoas.
Para o SESI Alagoas, a iniciativa de reunir os Departamentos Regionais para realização da corrida é motivo de celebração, entusiasmo e orgulho.
“Integrar, pela primeira vez, todos os regionais do país em um evento simultâneo, é uma iniciativa que enxergamos com grande entusiasmo e orgulho. Ela representa mais do que uma ação esportiva – é uma poderosa demonstração de união, propósito comum e identidade institucional. Ao promover a saúde, o bem-estar e o espírito esportivo em todo o Brasil, reforçamos nosso compromisso com a qualidade de vida do trabalhador da indústria e da sociedade em geral”, afirma Alexandre Calzado, gerente executivo de Saúde e Segurança para a Indústria.
“Contribuir para o fortalecimento da marca SESI como agente de transformação social e ponte para o futuro é motivo de celebração. Fazer parte dessa mobilização nacional é uma honra”, finaliza Alexandre.
A gerente executiva de Saúde e Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RR, Waldeth Gondim, destaca que o evento marca a segunda corrida realizada no estado, que inaugurou a prática no ano passado, pela celebração do 37º aniversário do SESI Roraima.
“Vemos essa iniciativa com grande entusiasmo! A realização simultânea em quase todo o país fortalece a imagem do SESI como uma instituição que promove o esporte, o bem-estar e a qualidade de vida para trabalhadores da indústria e toda a comunidade em âmbito nacional”, diz.
A cidade de Boa Vista receberá em torno de 1.200 pessoas, além da participação de 200 crianças na modalidade “Corridinha Kids”, iniciativa voltada para a promoção da atividade física e do lazer para todas as idades.
Saúde integrada e ação solidária
Em Manaus, o supervisor de Esportes do SESI Amazonas, Hederaldo da Matta, afirma que, apesar de a realização da corrida ser uma prática antiga no estado, a de 2025 é uma nova experiência. “É um novo desafio que caminha para o sucesso, porque é a primeira corrida simultânea que envolve 22 departamentos regionais do SESI”, comenta.
Para o dia do evento na cidade, além da corrida, a equipe da área de Saúde do SESI estará no local para atender os 1.200 participantes inscritos. “Nossa equipe de Saúde do SESI Amazonas estará à disposição do público para avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e bioimpedância”, descreve Hederaldo.
Já no Sul do país, a cidade de Joinville se prepara para receber mais de 3 mil pessoas no evento. A gerente executiva de Saúde e Segurança do SESI-SC, Sendi Locks Lopes, explica que o estado promove o “Circuito Corridas do Bem” desde 2016, iniciativa que une o incentivo à atividade física e o espírito de voluntariado.
Para Sendi, a ação tem impacto relevante na saúde do trabalhador. “Ao incentivar a corrida, uma prática cada vez mais adotada para a melhoria da saúde, o SESI contribui para o bem-estar da população e reforça a imagem da entidade como referência em saúde no cenário brasileiro”, afirma.
O evento também promoverá ações solidárias, destinando a doação de alimentos não perecíveis no ato da inscrição a instituições beneficentes por todo o Brasil.
Percursos e números da competição
Do total de inscritos, 574 são mulheres e 430 são homens, reforçando a diversidade de gênero no evento. A corrida também terá a participação de 23 atletas PCDs, que dão exemplo de superação e inclusão no esporte. Entre os inscritos, 299 são industriários, trabalhadores que representam diretamente o espírito da data celebrada.
Os percursos foram pensados para proporcionar uma experiência segura e agradável. Para o trajeto de 5km (corrida e caminhada), os atletas sairão da Ponta Negra (em frente ao Edifício Aruba) até o Século Centro Educacional, retornando ao ponto de largada. Já para o 10km, o trajeto se estende até o Ministério Internacional da Restauração (igreja), com retorno também ao ponto de partida.
Leia também: Mais de 200 famílias recebem atendimento socioassistencial nesta segunda-feira