Início da campanha e distribuição das vacinas
A estratégia de vacinação contra Influenza começa em Manaus na próxima segunda-feira, 3 de novembro, e segue até 28 de fevereiro de 2026.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já recebeu o primeiro lote com 300 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Até esta sexta-feira, 31 de outubro, todas as unidades de saúde terão recebido as vacinas para o início da aplicação.
Público-alvo e grupos prioritários
A vacinação é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, além de outros 17 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, a imunização segue a orientação federal e contempla pessoas mais vulneráveis à doença ou com maior risco de exposição ao vírus.
“A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a Influenza e pode garantir imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o risco de agravamentos, internações e óbitos”, destacou a enfermeira.
Entre os demais grupos prioritários estão:
puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, caminhoneiros, profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, carteiros, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Metas de imunização
A Semsa pretende vacinar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, o que representa 90% da população estimada nesses grupos.
Nos demais grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas.
Composição e contraindicações da vacina
A vacina disponível é a Influenza Trivalente, que protege contra três cepas do vírus:
- 
A/Victoria (H1N1) 
- 
A/Croatia (H3N2) 
- 
B/Austria (linhagem B/Victoria) 
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia em doses anteriores.
Além disso, indivíduos com sintomas leves ou moderados de gripe podem ser vacinados, mas devem adiar a aplicação em casos de febre ou infecção por Covid-19.
Ações e estratégias da Semsa
Segundo Isabel Hernandes, as unidades de saúde adotarão diferentes estratégias para garantir o atendimento de todos os grupos.
“Além de oferecer o imunizante nas 174 salas de vacina, as equipes realizarão busca ativa nos territórios, farão ações em áreas de difícil acesso e vacinarão pessoas acamadas em casa”, explicou a gerente.
Para receber a vacina, o cidadão deve procurar uma sala de vacinação e apresentar:
- 
documento oficial de identificação, 
- 
CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), 
- 
e comprovante de inclusão no grupo prioritário. 
Leia também
Missão internacional da Suframa na China fortalece parcerias tecnológicas
 
								






